São João Batista declara situação de emergência devido às chuvas

Nos últimos dias foram registrados mais de 270mm de acúmulo de água na cidade

São João Batista declara situação de emergência devido às chuvas

Nos últimos dias foram registrados mais de 270mm de acúmulo de água na cidade

A Prefeitura de São João Batista, declarou, na manhã desta terça-feira, 16, por meio do Decreto n° 5.026/2024, situação de emergência devido às intensas chuvas dos últimos dias. A medida foi autorizada previamente pelo Conselho Municipal de Defesa Civil.

Desde sexta-feira, 12, foram registrados mais de 270mm de precipitações na cidade. O volume excessivo de chuvas ocasionou alagamentos em algumas ruas e enxurradas no interior, além de deslizamentos de pequeno porte e a interdição de três pontes.

O sistema de água também foi afetado e todos os bairros estão com abastecimento comprometido no momento. Devido ao desabastecimento hídrico, as aulas em escolas foram suspensas pela tarde.

Defesa Civil/Divulgação

Nível do rio Tijucas

Na última medição, das 14h, o nível do rio Tijucas estava em 3,63 metros no Centro de São João Batista afastando-se da cota de transbordamento, que é de 6 metros. Apesar dos diversos problemas que as chuvas causaram, não há o registro de vítimas, assim como, no momento, não há desabrigados nem desalojados.

“Infelizmente mais uma vez fomos atingidos com muita chuva em pouco espaço de tempo. Pedimos que a população batistense siga as recomendações da Defesa Civil e preserve, em primeiro lugar, suas vidas. Estamos trabalhando muito para, dentro das nossas possibilidades, minimizar os transtornos. Nossa prioridade neste instante é solucionar o problema no sistema de água, assim como a atender as ocorrências mais urgentes. Juntos, com muita fé em Deus, vamos passar por mais esta”, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos.

Ocorrências e orientações

O risco para ocorrências, especialmente deslizamentos, permanece sendo classificado como alto pela Defesa Civil do Governo do Estado de Santa Catarina. Uma força-tarefa, composta por equipes da Prefeitura, de órgãos de segurança pública e de grupos voluntários, segue atendendo em regime de plantão. Em caso de ocorrências, entre em contato pelo 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou (48) 99176-8891 (WhatsApp da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil).


Assista agora mesmo!

Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo