Sebrae realiza entrega de material com diagnóstico estatístico de Botuverá
Na ocasião, também foi lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico, cuja primeira reunião de planejamento acontece no dia 4 de outubro.
Na ocasião, também foi lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico, cuja primeira reunião de planejamento acontece no dia 4 de outubro.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae/SC) realizou, na noite de quinta-feira, 21, em Botuverá, a entrega da solução Botuverá em Números, que reúne uma série de dados sobre vários setores do município.
Na ocasião também foi lançado o Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem). As duas soluções compõe o primeiro ciclo de ações práticas do “Programa Cidade Empreendedora” que, desde maio, está em vigor na cidade. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, contando com a presença de lideranças políticas, integrantes da sociedade e, também, parte do empresariado local.
A solução Botuverá em Números tem como objetivo principal disponibilizar uma verdadeira fotografia do município, trazendo informações detalhadas sobre vários setores. Trata-se de uma importante ferramenta estratégica que pode auxiliar os gestores no momento da tomada de decisões executivas, através de dados estatísticos e comparativos.
Já o Pedem, por sua vez, tem como meta prestar assessoria aos administradores da cidade para a posterior elaboração de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é apresentar eixos chave para o fomento do desenvolvimento local. O primeiro encontro do Pedem acontece no dia 4 de outubro, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Botuverá, quando ocorre o seminário de diagnóstico e planejamento de setores econômicos do município.
“Com a reunião destas informações, junto das lideranças, dos empresários, poder público e pessoas interessadas, vai ser um suporte para o planejamento do município de Botuverá nas próximas décadas”, ressalta o coordenador regional do Sebrae, Alcides Sgrott Filho.
Presente no evento de lançamento, o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Botuverá, Márcio Colombi, acredita que quando se tem um conjunto de inteligências e informações, se torna muito mais simples prospectar o crescimento do município para as próximas décadas em setores como indústria, agricultura, comércio e turismo. “É muito mais fácil diagnosticarmos os pontos fortes e os pontos fracos”, enfatiza.
O Botuverá em Números e o Pedem foram elaborados após um intenso trabalho de pesquisa feito por consultores do Sebrae, através do Cidade Empreendedora. O próximo passo, agora, é efetuar a produção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico, que possui etapas táticas e operacionais que devem resultar no desenvolvimento multissetorial do município. Após finalizado, haverá uma nova apresentação para a comunidade local.
“A empresa e o município que tem dados a sua disposição está sempre um passo a frente. Esses números serão muito úteis para fazermos o planejamento do município, principalmente na área do desenvolvimento econômico. Queremos ter uma visão de futuro, colocando a classe empresarial em novos rumos e criando oportunidades”, comenta o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene.