Secretaria de Obras de Brusque irá investir até R$ 27 mil em câmeras de monitoramento
Objetivo é monitorar atividades dos servidores e o uso de materiais na sede da pasta e na Usina de Asfalto
Objetivo é monitorar atividades dos servidores e o uso de materiais na sede da pasta e na Usina de Asfalto
A Prefeitura de Brusque abriu licitação para compra de câmeras de vigilância para a sede da Secretaria de Obras, no Nova Brasília, e para a Usina de Asfalto, no Cedrinho. O processo, aberto no início do mês, tem como valor limite R$ 27,3 mil. Nele, estão inclusos os equipamentos e mão de obra necessárias para a manutenção durante a vigência do contrato, de um ano.
As propostas serão aceitas até o dia 7 de maio. A maioria dos itens é destinado à secretaria. Serão 12 câmeras, gravador, HD, nobreak, bateria, além de cabos, conectores e régua de energia. Na usina, serão mais dez câmeras e equipamentos necessários para gravação e armazenamento das imagens.
Entre as câmeras solicitadas, há equipamentos com capacidade de captura de imagens em Full HD e alcance de 50 metros. Elas também possuem capacidade produzir imagens em infravermelho e foco automático. Estão previstas ao menos três delas.
No prédio da secretaria, também serão instaladas oito câmeras internas com infravermelho. A aquisição também envolve equipamentos com gravação em HD e alcance de 20 ou 30 metros. Oito deles serão instalados na usina e três na secretaria.
A empresa contratada deverá prestar manutenção nos equipamentos, pelo menos, uma vez ao mês ou em casos de falha no sistema. Atualizações também estão previstas, quando necessárias, sem acréscimo de custos durante a vigência do contrato.
A contratada deverá manter “absoluta confidenciabilidade” sobre materiais, imagens, dados e informações geradas com a contratação dos serviços. Ela também será responsável por fornecer todo os materiais necessários para instalação dos itens. Ela ficará obrigada a ministrar treinamento sobre a operação do sistema de segurança para, pelo menos, dois funcionários do local.
Maior controle
Segundo o secretário de Obras, Ricardo de Souza, o investimento é justificado pela alta circulação de pessoas nos dois espaços e a necessidade de uma fiscalização maior nos setores. Hoje, nenhum dos espaços conta com o serviço semelhantes. De acordo ele, com o monitoramento, os contribuintes terão mais garantias quanto à qualidade no uso dos recursos públicos do município.
Casos de danos em veículos ou de pneus furados são relatados pelo secretário. Sem monitoramento, monitorar o uso e movimentação nos espaços é uma tarefa complexa, destaca o secretário. De acordo com ele, a tentativa de ter maior controle sobre as rotinas internas e externas do setor são demonstradas também por outras iniciativas, como a aquisição de acompanhamento por GPS na frota municipal.
O investimento, defende o secretário, tem papel preventivo e é uma necessidade do setor. “Quero evitar ocorrências. Trabalhamos com 400, 500 pessoas e precisamos ter um controle e uma resposta imediata à população sobre qualquer fato que ocorra aqui”.
Souza compara a necessidade de controle sobre a rotina interna às práticas de grandes empresas para controle dos estoques e patrimônio. Nos setores, além do armazenamento de pedras, também são armazenados materiais de uso diário.