Prefeitura de Brusque/Divulgação
Secretaria de Obras de Brusque muda formato da operação tapa-buraco; conheça novo modelo
Ganhos compensam demora no trabalho, e secretário defende também investimento em recapeamento de vias
A forma da Secretaria de Obras tapar os buracos que abrem nas ruas de Brusque passa por mudança. A pasta começou a investir em remendos mais duradouros, mesmo que o trabalho seja mais demorado do que os consertos mais simples da operação tapa-buraco, realizados anteriormente.
De acordo com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, o principal objetivo da mudança é evitar a reparação de um mesmo buraco mais de uma vez. Ele relata que a alteração na forma de trabalho foi discutida em conversas com servidores efetivos da secretaria.
A forma simples de tapar buracos fazia com que todo o trabalho fosse prejudicado e até perdido em períodos chuvosos. Na prática, com a mudança, a área de colocação da massa durante o reparo do buraco passa a ser maior, o que garante mais firmeza do remendo.
“As equipes agora realizam um trabalho que antecede a colocação da massa no buraco. São feitos recortes para que seja feita uma compactação melhor da massa. Isso aumenta a área de sustentação e a durabilidade do reparo”, explica.
O novo modelo faz com que o remendo suporte períodos de chuva. Ivan considera que os ganhos do trabalho compensam, apesar de o serviço ter execução mais demorada. O secretário avalia que, no fim, as equipes ganham tempo, pois o remendo duradouro evita o retorno ao local para eventuais novos reparos após dias ou semanas.
Investimento em recapeamento
O secretário de Obras defende que o investimento seja concentrado também no recapeamento de vias. Ele considera que o custo para recapear as ruas e avenidas do município será compensado em razão da durabilidade do asfalto que é colocado, já que a tendência é que o novo pavimento previna a abertura de buracos e, consequentemente, o custo para repará-los.
“Temos problemas com a idade do pavimento de toda a cidade. A solução é o recapeamento e já estamos trabalhando desta forma. Além da segurança e melhoria para a população, é uma economia. Temos gastos com recapeamentos, mas realizamos o remendo uma vez só, e não toda semana”.
Ruas e avenidas importantes de Brusque foram recapeadas nos últimos meses e anos: ruas José Dubiela, no Thomaz Coelho, avenida Getúlio Vargas, no Centro II, avenida Hugo Schlosser, no Jardim Maluche, e rua Gabriel Siegel, no Guarani.
“Antes, na rua José Dubiela, tínhamos buracos toda semana. A cada chuva que atingia a cidade, vários buracos apareciam na via. Agora não precisamos mais retornar àquela rua, pois foi recapeada”, exemplifica.
O programa “Brusque: quem ama, cuida” promete recapear as principais vias do município, desde que os moradores paguem por regularizar suas calçadas. O recapeamento seria uma contrapartida, paga pela prefeitura. O programa já está em execução em outras frentes de atuação, mas ainda não foi lançado pelo governo municipal.
Assista agora mesmo!
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: