Os trabalhadores da Secretaria de Obras enfrentam problemas com o calor. Os cerca de 450 funcionários trabalham diretamente expostos ao sol e, por isso, sentem mais as altas temperaturas.
De acordo com o secretário de Obras de Brusque, Gilmar Vilamoski, a pasta está seguindo todas as recomendações de saúde e segurança. “A Secretaria de Obras está fazendo o que qualquer empresa normal está fazendo, tentando minimizar os problemas provocados pelo calor, que não são exclusivos dos profissionais da secretaria, mas de todos que trabalham ao ar livre”, diz.
Segundo ele, os intervalos dos trabalhadores estão mais flexíveis. “Estamos dando intervalos regulares de descanso a sombra, flexibilizando a jornada”.
O secretário também ressalta que os serviços que exigem mais esforço físico são feitos no período da manhã. “Algumas equipes estão previamente definidos que eles trabalham das 5h às 13h30, metade da equipe. Porém, as outras trabalham no horário normal. Oferecemos protetor solar e equipamentos de segurança, tudo o que a legislação prevê”.
Vilamoski garante ainda que o calor não está influenciando na perda de funcionários. “A rotatividade na secretaria é sempre grande. É normal durante todo o ano, independente da temperatura. Não tivemos grandes mudanças influenciadas pelo calor”.