Secretaria de Saúde de Brusque realiza mutirão para cadastro da população no SUS
Agentes visitarão a casa dos brusquenses de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h
A Secretaria de Saúde de Brusque realiza durante todo o mês de julho um mutirão para o cadastro da população do município no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, os agentes comunitários de saúde (ACS) visitarão, uniformizados e identificados com crachás, as casas dos brusquenses e cadastrar os que ainda não estão identificados.
Como o sistema é de mutirão, os ACS estarão trabalhando das 8h até as 20h, isso de segunda a sábado, portanto a população deve ficar atenta, já que a qualquer momento pode receber a vista de um profissional da saúde.
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, explicou a importância da ação. “Vamos poder fazer um diagnóstico mais preciso da nossa população, um remapeamento, cadastrando cada munícipe no sistema SUS. Além disso, vai nos revelar o número mais próximo da realidade, em relação ao SUS, com uma reorganização da saúde municipal. Vamos poder ver as necessidades iniciais e as necessidades de médio e longo prazo”, disse.
Por que tenho que me cadastrar?
Para identificá-lo no cadastro da família ao dar entrada na Unidade de Saúde para atendimento médico, enfermagem, acolhimento, imunizações, marcação de exames e consultas dentro do município, como também para retirada de medicação.
Outra pessoa poderá fazer o cadastramento para mim?
Sim, desde que leve todos os documentos necessários e seja parente em primeiro grau: pai, mãe, irmão ou irmã, avô ou avó, neto ou neta, ou responsável.
Documentos necessários
Carteira de identidade
Informações: número, estado, órgão emissor, data de emissão, filiação e naturalidade
Certidões: nascimento, casamento, divórcio, indígena
Informações: livro, folhas, termo, data de emissão, filiação e naturalidade.
Comprovante de residência (energia elétrica, água, telefone, banco – preferencialmente no nome do usuário ou paciente).
CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).