Secretaria de Saúde vai implantar Laboratório de Zoonoses

Laboratório irá funcionar em parceria com o Governo do Estado

Secretaria de Saúde vai implantar Laboratório de Zoonoses

Laboratório irá funcionar em parceria com o Governo do Estado

Implantar um Laboratório de Zoonoses em Brusque. Este foi o objetivo da reunião, realizada nesta terça-feira, 15, entre a secretária Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig; a coordenadora do Programa de Controle da Dengue de Brusque, Fernanda Lippert e o entomologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, João Cezar Nascimento.

De acordo com Ana, o laboratório funcionará junto ao Serviço de Atenção Especializada (SAE), e em parceria com o Governo do Estado. “O local já está em reforma para se adequar e deve ficar pronto nos próximos meses”.

Fernanda explica que este empreendimento auxiliará nas ações de Vigilância Epidemiológica com a identificação imediata  dos agentes causadores da doença como Dengue, Leishmaniose e outras zoonoses. “Com a identificação das espécies, é possível conhecer a biologia (principais criadouros, período de maior proliferação), a distribuição, o comportamento e a capacidade de transmitir doenças”.

Os resultados deste trabalho, assim como as orientações sobre como combater esses insetos e controlar a doença serão divulgados para a população e vão auxiliar no planejamento e execução de ações da Vigilância Epidemiológica.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio