Secretaria estadual da Saúde orienta Brusque sobre o jogo Baleia Azul
Orientação, que foi enviada a todos os municípios, é para que profissionais nos postos de saúde fiquem em estado de alerta
Orientação, que foi enviada a todos os municípios, é para que profissionais nos postos de saúde fiquem em estado de alerta
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epimiológica (Dive), enviou documento às prefeituras com orientações sobre os procedimentos a serem adotados em relação ao jogo Baleia Azul.
O jogo, de origem russa, consiste em uma série de desafios que envolvem automutilação e suicídio. Brusque já registrou um caso, e a Polícia Militar do município também emitiu alerta.
Na nota enviada à Secretaria Municipal de Saúde de Brusque, o órgão estadual recomenda que os “profissionais de saúde mantenham elevado nível de suspeição em relação aos atendimentos de pessoas que apresentam lesões e envenenamento ou intoxicação que possam caracterizar ato intencional”.
Nesses casos, os profissionais dos postos de saúde são orientados a conversar com o paciente e familiares para averiguar o porquê das lesões. Se for confirmado que o ato é suicida ou relacionado ao jogo, a pessoa deve ser acompanhada pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e encaminhada ao Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), se for o caso.
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que tentativas de suicídio já são de notificação obrigatória, bem como lesões autoprovocadas. Violência em adolescentes e crianças também devem ser, obrigatoriamente, comunicadas ao Conselho Tutelar.