Na manhã desta sexta-feira, 29 de junho, o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, esteve em Brusque para uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR) e visita técnica em escolas que estão em obras no município. Uma delas foi a Escola de Educação Básica Feliciano Pires, no Centro.
– Fizemos uma reunião preliminar na própria Gerência Regional de Educação para discutir aspectos muito mais pedagógicos e operacionais da região e as obras que estão em andamento. A partir desse conhecimento, tentar ampliar a acelerar a aplicação dos recursos necessários para que a infra estrutura esteja sendo adequada de maneira correta – explicou Deschamps.
Segundo o secretário, ainda não há previsão de data para inauguração da EEB Feliciano Pires, que tem investimento de cerca de R$ 2 milhões.
Além da visita, uma reunião com o gerente regional de educação Moacir Merízio e o secretário regional de Brusque, Jones Bósio, tratou da implantação de um projeto piloto em escolas da cidade, que deve implementar a língua italiana na grade curricular.
– Na nossa região é bastante forte a descendência de italianos, quase que 50%. Provavelmente, no ano que vem, iniciaremos um projeto piloto na escola Gregório Locks, no Dom Joaquim – disse Merízio.
Conforme o gerente regional, o maior problema hoje a de encontrar profissionais capacitados para ministrar as aulas. Por conta disso, a SDR deve viabilizar capacitações com educadores para pôr em prática o projeto.
Outra revindicação da SDR na reunião é aceleração do término de obras nas escolas da região, como o Feliciano Pires e a EEB Francisco Mazzola, em Nova Trento, onde alunos ainda estudam em salas improvisadas no Ginásio de Esportes, por conta das reformas no local.