Segunda dose da vacina contra HPV começará a ser aplicada este mês

Meninas de 11 a 13 anos receberão a segunda etapa nas escolas municipais, estaduais e particulares

Segunda dose da vacina contra HPV começará a ser aplicada este mês

Meninas de 11 a 13 anos receberão a segunda etapa nas escolas municipais, estaduais e particulares

Após receberem a primeira dose da vacina contra o vírus HPV – que previne contra o câncer de colo do útero – em março, as adolescentes das escolas municipais, estaduais e particulares de Brusque começarão a tomar a segunda dose este mês. Quarta-feira, 3, as vacinas chegam à prefeitura e, nos próximos dias, os funcionários das unidades de saúde de cada bairro se dirigirão até os respectivos colégios.

Na primeira aplicação, 2.575 meninas foram imunizadas. A expectativa da Vigilância em Saúde é atingir a mesma marca na segunda etapa. Conforme a coordenadora do órgão, Fernanda Lippert, o cronograma de vacinação é definido entre as escolas e as unidades de saúde. Durante todo o mês de setembro – seis meses após a aplicação da primeira – as meninas serão vacinadas.

A ida até as escolas, explica Fernanda, é para diminuir a taxa de abandono e garantir o quadro vacinal. “Se dependermos do deslocamento do paciente até a unidade de saúde, acabamos perdendo. As crianças podem esquecer de ir e os pais esquecerem de levá-las. É mais fácil irmos até o local em que elas estão concentradas, ao invés de esperá-las, uma por uma, na unidade de saúde. Assim, nós garantimos as aplicações e a proteção do maior número de meninas”.

A coordenadora reitera a importância da aplicação das doses posteriores para completar a imunização. Cinco anos após a primeira vacina, as meninas deverão tomar a terceira, que também será feita nas escolas. Com 2.575 adolescentes vacinadas na primeira etapa, o município atingiu 100% da meta do Ministério da Saúde.

Além da segunda dose que será levada aos estabelecimentos de ensino, a primeira também está disponível para meninas que atingiram e/ou atingirão os 11 anos de idade. Para este grupo, basta se descolar até as unidades de saúde. “O HPV faz parte do calendário básico de vacina. Então as crianças que estão atingindo a idade devem receber a primeira aplicação”, explica Fernanda.

Hepatite B

Este mês, as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Hepatite B, no final de julho e no início de agosto, devem comparecer às unidades de saúde para a aplicação da segunda etapa. As vacinas já estão disponíveis. No período da campanha de vacinação contra a doença, 2.106 pessoas foram imunizadas. “As pessoas que tomaram a vacina entre julho e agosto devem conferir na carteirinha de vacinação a data da segunda dose, que já está sendo aplicada”, diz a coordenadora. Assim como as doses do HPV garantem a imunização, as três aplicações da Hepatite B também são fundamentais para completar a proteção. A terceira dose deverá ser feita seis meses após a primeira.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo