X
X

Buscar

Seis trabalhos artísticos inéditos são apresentados em Guabiruba

Salão Cristo Rei ficou lotado para conhecer os projetos executados em 2016

A cultura guabirubense esteve em festa na quarta-feira, 15, com a apresentação dos seis trabalhos inéditos contemplados com o IV Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que em 2016 destinou R$ 65 mil para fomentar as manifestações artísticas do município. Os projetos selecionados no ano passado foram executados no decorrer dos últimos 12 meses e o resultado a comunidade conheceu no Salão Cristo Rei, no Centro, que ficou lotado durante as apresentações na noite de ontem.

O público descobriu as Histórias à Brasileira de Emiliano de Souza, que presenteou a plateia com o conto O Homem que Não Tinha Sorte. Em seguida, a atriz Jenifer Schlindwein mostrou como o espetáculo teatral A Ilha Deserta percorreu os bairros do município abordando os “sonhos desabados”, uma busca desesperada pela liberdade.

A Múmia Elf em Quadrinhos virou livro lançado por Álvaro Huber de Souza e Mario Ulisses Huber Lopes, que deram um aperitivo em vídeo do que o leitor encontrará ao folhear as páginas da obra.

Depois de ter seu primeiro livro, Boa Noite ao Tempo, publicado com o auxílio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, a escritora Méroli Habitzreuter lançou sua segunda obra: Spleen, com 39 poesias retratando amores e (des)amores, expectativas e frustrações. Já Mayara Riffel e Aline Thaís Siegel publicaram o livro Conhecendo a História e a Cultura de Guabiruba, tendo em vista a preservação da história e cultura de nossa cidade.

Fechando as apresentações da noite, o maestro Sidinei Ernane Baron, revelou o resultado do projeto Die Zeit – Canções do Cotidiano: o primeiro CD da Banda Das Lebenslied e GlockenChor, um marco na trajetória dos grupos que por mais conhecidos que sejam, dão um passo importante na divulgação e valorização musical folclóricas. O público pode apreciar as canções, que fecharam o lançamento e apresentação dos outros projetos contemplados com o IV Fundo Municipal de Apoio à Cultura em uma noite de festa para artistas, familiares e para a cultura guabirubense.

Marcaram presença no encontro o vice-prefeito Valmir Zirke, o vereador Paulo Ricardo Gums, representando o Poder Legislativo, a superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Aledusa Seibert, além dos vereadores Rosita Kohler e Felipe Eilert dos Santos.

O vice-prefeito destacou o talento cultural dos guabirubenses e a importância do Poder Público fomentar e auxiliar os artistas da cidade a executar suas obras. “É um momento muito gratificante para nós enquanto administração municipal poder possibilitar esse incentivo e para nós enquanto guabirubenses ver o potencial artístico dos nossos artistas”, ressaltou.