Serviço de atendimento para vítimas de violência sexual é lançado, em Brusque
Atendimento inicia a partir desta quarta-feira
Atendimento inicia a partir desta quarta-feira
Na manhã desta terça-feira, 29, foi lançado o Serviço de Atenção Integral as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs). O programa é idealizado pela Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com instituições do município, como os órgãos de segurança. O lançamento aconteceu no auditório da Uniasselvi e contou com a apresentação do programa e também de palestras sobre o tema.
O programa, que está sendo elaborado desde o fim de 2017, tem como objetivo auxiliar as vítimas de violência sexual proporcionando uma assistência integrada, desde o acompanhamento psicológico até judicial.
O secretário de Saúde, Humberto Fornari, enfatiza que este é um grande momento para o município, que carecia de um atendimento especializado.
“O poder público devia um movimento nesse sentido, fazendo com que todos os entes envolvidos nessa situação de violência sexual fossem chamados a um núcleo único, para que as pessoas que venham a ser acometidas por esse crime sejam acolhidos, sejam atendidos e tenham um futuro melhor”.
O núcleo instalado na policlínica vai contar com o atendimento de uma enfermeira, uma psicóloga, uma médica e uma assistente social, que idealizaram o projeto. Além disso, o Savs vai trabalhar em parceria com uma rede de instituições como Polícia Militar e Civil, o Instituto Geral de Perícias (IGP), Bombeiros, Samu, Ministério Público, Judiciário, Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social e de Educação e Conselho Municipal de Educação.
Todas as equipes envolvidas receberam capacitações para a realização do atendimento. A intenção é dar o mesmo tratamento, independente da porta de entrada. Seja no Savs, na polícia, no hospital ou no posto de saúde, ela receberá o mesmo encaminhamento.
Esse apoio é fundamental para prestar um atendimento completo às vítimas e, além disso, garantir que provas não se percam. A delegada da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), Rosi Barbosa Serafim, explica que a partir do momento em que a Polícia Civil for notificada a respeito do caso, vai iniciar uma investigação.
A delegada já teve experiência com o Savs quando trabalhou na Dpcami de Blumenau, cidade que conta com o serviço desde 2002, e avalia que esse trabalho em conjunto ajuda a polícia a obter êxito na identificação dos agressores.
No evento, o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, enfatizou que o Savs vai proporcionar às vítimas de violência sexual uma nova oportunidade de vida e formas de buscar soluções para esse trauma.
O serviço é direcionado para as pessoas em situação de violência sexual, de qualquer gênero ou idade. A partir desta quarta-feira, 30, as vítimas podem procurar o Savs das 8h às 17h, na rua Germano Schafer, 66, junto a Clínica da Mulher, no segundo andar da policlínica. O telefone de atendimento é o (47) 3255-6800 – Ramal 6896.