Setor atacadista de Brusque registrou crescimento de 20% em 2014

Apesar do número expressivo, os shoppings do setor no município não cresceram tanto quanto em 2013, quando registrou 35%

Setor atacadista de Brusque registrou crescimento de 20% em 2014

Apesar do número expressivo, os shoppings do setor no município não cresceram tanto quanto em 2013, quando registrou 35%

Apesar de 2014 ser considerado um ano ruim para a economia brasileira, o setor atacadista conseguiu manter o nível de crescimento em Brusque. Os shoppings, que concentram a maior parte dos investimentos do setor no município, cresceram em média 20% em 2014 – avanço menor do que os 35% registrados em 2013, porém, ainda dentro da média esperada.

“Foi um ano difícil para todos, tivemos um longo período com movimento menor devido à Copa do Mundo, e depois eleições, que deixaram as pessoas mais inseguras, mas ainda assim, o atacado teve uma projeção positiva, apesar de toda a dificuldade”, analisa o gestor administrativo do Máster Shopping, Júlio César Boschetti.

De acordo com ele, no ano passado o shopping teve um crescimento de 22%. “Todo ano temos expectativa de aumentar o crescimento. Em 2015, queremos atingir os 30%, que acredito que não foi possível em 2014 por causa da Copa do Mundo e eleições”, afirma.

Hoje, o shopping conta com 87 marcas e está aguardando a recuperação do mercado para se expandir. “O vestuário é um mercado que nunca para. Sempre tem novidades, e essa diversificação do atacado faz com que o coeficiente de crescimento seja real. Dentro disso, existe já um processo de expansão do Máster em Brusque, que está aguardando algumas definições de mercado para entrar em prática”, diz.

O Catarina Moda Shopping também registrou alta de 20% a 25% em 2014. “O fim do ano acabou sendo positivo e conseguimos recuperar o crescimento”, afirma o gerente comercial, Roberto Bruns.

De acordo com ele, a principal estratégia para a expansão do crescimento do shopping é a busca por novos clientes. Hoje, o empreendimento conta com 96 marcas, e no último ano, foi buscar novas empresas para diversificar. “Temos sete empresas da região de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul dentro do nosso shopping, que trazem um produto diversificado e acabam se tornando o diferencial”, diz.

Segundo ele, a característica de pronta-entrega de Brusque também contribui para uma maior movimentação do setor. “Hoje, os lojistas da região estão indo cada vez menos a São Paulo, por exemplo. A maioria tem ficado aqui, aproveitado as vantagens, toda a logística e investindo no setor atacadista de Brusque. Esse movimento tem tudo para crescer ainda mais”, ressalta Bruns.

Para Boschetti, é visível o crescimento do mercado atacadista na região. “Temos clientes de todas as regiões do Brasil que vem especialmente para Brusque devido a logística oferecida, é uma cidade bem localizada, os shoppings tem hotel, aeroporto próximo, já fidelizamos muitos clientes, principalmente das regiões Sudeste, Norte e Nordeste, que vem atrás de um produto de qualidade para oferecer em sua cidade. O setor atacadista já está consolidade em Brusque e deve crescer ainda mais”, avalia.
União fortalece o mercado

O presidente do Brusque Convention Bureau, Cassiano Heil, destaca que o mercado atacadista de Brusque vem se fortalecendo em relação a outras regiões. De acordo com ele, a união dos shoppings atacadistas faz com que todo o setor prospere. “Os shoppings se uniram pensando em fortalecer o mercado e estão conseguindo. O que fortalece o mercado é todo mundo trabalhar em conjunto, isso é bom para o setor e para o município como um todo. Todos na cidade ganham com isso, trazendo mais investidores e consolidando o atacado ainda mais em nossa região”.

Para ele, o Brusque Polo Fashion – evento de moda promovido pelo Convention Bureau em parceria com os shoppings – é um dos exemplos do trabalho em conjunto realizado na cidade. “O Brusque Polo Fashion é o nosso maior evento, e tem crescido muito. Recebemos compradores de várias regiões, e com isso fortalecemos todo o turismo de compras na cidade. O sucesso do Brusque Polo Fashion é justamente essa união”, avalia.

A primeira edição do evento está marcada para o dia 22 de março, com o lançamento da coleção outono/inverno. “Os lojistas estão muito empolgados para o lançamento da nova coleção, os shoppings estão envolvidos com a produção das revistas, estão todos preparados para mais esse evento que deve ter mais uma edição de sucesso”.

 

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