Setram não se opõe ao fechamento da avenida Beira Rio aos domingos
A Beira Rio poderá ser fechada para a prática de atividades físicas e de lazer
A Beira Rio poderá ser fechada para a prática de atividades físicas e de lazer
O vereador Valmir Ludvig (PT) apresentou requerimento na Câmara de Vereadores solicitando à Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) o fechamento da avenida Bepe Roza, a Beira Rio, aos domingos, para a prática de atividades físicas e de lazer.
De acordo com o vereador, esta é uma solicitação de muitos brusquenses que veem a necessidade de se criar mais espaços para o lazer e para o encontro das famílias. “É uma tendência mundial a busca desses espaços, que além de proporcionar bons momentos de lazer e encontro, ajudam na saúde e no alívio do estresse provocado pelo trabalho do dia a dia”, diz em sua justificativa no documento.
Ludvig ressalta ainda que a mudança de cultura exige coragem e iniciativa do poder público. “A Beira Rio oferece condições para a realização dessa prática, até porque há pouco movimento nos domingos e alternativas para o trânsito no entorno dela. Seria importante que o Executivo estude a possibilidade de fechar a Beira Rio aos domingos transformando esse espaço num local de lazer, esporte e encontros”.
O vereador também propõe que o fechamento seja alternado. “Pode variar o fechamento, ora do lado direito, ora do lado esquerdo da via, para não privilegiar essa ou aquela atividade que funciona no local”.
O secretário de Trânsito e Mobilidade, Bruno Knihs, afirma que a Beira Rio aos domingos não é movimentada, mas é política do órgão ter cautela antes de autorizar o uso para atividades esportivas ou de lazer. “Em qualquer rua que fazem o pedido de fechamento, procuramos agir com cautela, pois sempre é um transtorno. A Beira Rio, no domingo pela manhã é pouco movimentada, ultimamente até temos autorizado a Fundação Municipal de Esportes a fazer competições”.
Segundo ele, a SetramVF. “No domingo até umas 11 horas não tem problema, mas depois desse horário o movimento já começa. A Beira Rio é uma artéria muito grande, não podemos interromper o trânsito ali por mais de quatro horas, porque senão todo o tráfego vai para a Felipe Schmidt ou para a rodovia Antônio Heil, que também são vias de trânsito volumoso”.
Knihs ressalta também a grande frota de veículos no município. “Estamos com mais de 95 mil veículos, cada vez se congestiona mais, por isso, o fechamento da Beira Rio precisa ser negociado. Se tiver um planejamento adequado, acredito que possa dar certo”.