Sexta edição da Volta Ciclística de Brusque será nos dias 27 e 28 de julho

A competição terá provas em dez categorias

Sexta edição da Volta Ciclística de Brusque será nos dias 27 e 28 de julho

A competição terá provas em dez categorias

A sexta edição da Volta Ciclística de Brusque está se aproximando. A competição será realizada nos dias 27 e 28 de julho e vale pontos para os rankings catarinense e brasileiro. As inscrições vão até quinta-feira.
Segundo o técnico da Brucicle, Eduardo Gohr, são esperados em média 150 participantes. As inscrições podem ser feitas junto ao site da Federação Catarinense de Ciclismo (ciclismosc.com.br).

A novidade para esse ano é a presença de uma delegação uruguaia. São 21 atletas e nove dirigentes dando suporte aos ciclistas. Também participam atletas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O número de inscritos até o momento é de aproximadamente cem. 

O evento é válido para o ranking estadual e nacional da modalidade. São dez categorias em disputa (ver tabela).
Gohr comenta que a expectativa é de um evento bem organizado e de bons resultados para os brusquenses. “Competimos em casa. Temos o desafio de conquistar um bom desempenho para somar pontos para o ranking. Esperamos que nossos atletas encarem com comprometimento”.

A prova é organizada pela Brucicle com a supervisão da FCC e tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME), que cedeu os alojamentos para abrigar os atletas vindo do Uruguai. A Polícia Militar e os Atiradores do Tiro de Guerra serão responsáveis pela segurança do evento.  
Competição

As provas começam no sábado. A primeira etapa é contra-relógio individual (CRI) e inicia às 9h. Será realizada na Avenida Beira Rio com largada e chegada no bairro Santa Terezinha, próximo a empresa Pipocas Bilu.  Ao intervalo de cada minuto, larga um ciclista. A previsão para o fim da prova é às 11h30. As categorias Sub-30, Elite e Júnior percorrerão 14 quilômetros. As demais, sete.
Na parte da tarde, às 14h30, inicia a prova de Estrada. A largada e a chegada são em frente a Prefeitura de Botuverá. O percurso é pela rodovia SC-486, que liga as cidades de Brusque e Botuverá. Previsão de encerramento para às 17h30. Os primeiros a largar serão os ciclistas da Elite e Júnior, que percorrem 78 quilômetors. Os da Sub-30 e Master A enfrentam 52, mesma quilometragem da Master B e Juvenil, que largam em seguida. Master C, Veteranos, Infanto-juvenil e Feminino têm o trajeto de 26 quilômetros. 
Gohr diz que essa é a prova que mais exige a parte física, pois o trecho possui muitos morros. “São esses desafios que fazem com o que o evento se torne mais charmoso”.
A última etapa é no domingo. A prova de circuito será realizada nas duas margens do rio Itajaí-Mirim. A largada está marcada para às 8h, em frente ao Sesc. Os ciclistas seguirão em direção ao Corpo de Bombeiros, atravessarão a ponte, passarão em frente a rodoviária. Depois, vão até o Hotel Beira Rio, passarão pela ponte Estaiada, para finalizar a etapa em frente ao Sesc. Previsão de término para às 11h30. 
Vence a Volta Ciclística quem possuir o menor tempo na somatórias das três provas.
 
As premiações serão medalhas para os três primeiros colocados em cada etapa por categoria. Na classificação geral, os cinco melhores desempenhos em cada faixa de idade recebem troféus. 
Serviço

Todas as ruas que dão acesso à Beira Rio serão interditadas para a realização da prova, assim como o trecho entre a Ponte Estaiada e a Ponte Mário Olinger, próximo ao Corpo de Bombeiros. 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio