Sintricomb registra aumento de 90% do número de acidentes de trabalho na construção civil em 2022

Número é referente a Brusque e Guabiruba; apesar do aumento, ano fecha sem registro de óbito

Sintricomb registra aumento de 90% do número de acidentes de trabalho na construção civil em 2022

Número é referente a Brusque e Guabiruba; apesar do aumento, ano fecha sem registro de óbito

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) registrou 57 acidentes de trabalho em 2022. O número é referente a Brusque e Guabiruba e representa um aumento de 90% do número, se comparado com 2021, quando foram registrados 30 acidentes.

No último ano, foram contabilizadas 21 quedas de altura, 25 quedas de material sobre trabalhador, sete cortes por serra (elétrica ou maquita) e quatro choques elétricos na construção civil.

O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, aponta que o relatório é formado com base nas informações que chegam no sindicato. Ou seja, são dados coletados pela Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e de números oficiais do Corpo de Bombeiros. Ele explica que, caso o trabalhador acidentado não tenha carteira assinada ou não tenha emitido o CAT, o caso não entra na estatística.

Para ele, o aumento do número é resultado de diversos fatores. Entre eles está a amenização da pandemia da Covid-19. “As pessoas foram mais para o hospital, independente do acidente ser leve ou não, e foram atendidas. Também houve o aumento de obras”, pontua.

Apesar do aumento de acidentes, o sindicato não registrou nenhum óbito no ano. “Quando tem uma morte na construção civil, para nós é muito difícil. Em 2022, o que é positivo é o fato de não ter havido morte dentro dos canteiros de obras e chão de fábrica da nossa categoria”, comemora.

Izaias ressalta que o trabalho maior é na prevenção nos dez municípios de abrangência: Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Vidal Ramos, Imbuia, Leoberto Leal e Major Gercino.

“O Sintricomb trabalha diariamente nas obras com técnico de segurança e um diretor do sindicato. Em parceria com o Sinduscon [Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento], a gente faz visitas com o intuito de orientar o trabalhador quanto à área de vivência, uso correto de equipamentos e proteção, tanto individual quanto coletivo, e também da prevenção do acidente de trabalho e da importância dos treinamentos”, explica.

“A gente tem orientado, quando fazemos o levantamento físico da obra e há trabalhadores que não tenham registro, que as empresas apresentem no sindicato com os comprovantes dos treinamentos. Em breve, certamente vamos começar a exigir a NR 12, tendo em vista que trabalhamos com betoneira, elevador e guincho”, completa.

Izaias completa que o trabalho de prevenção consiste em levar informação do sindicato às empresas e realizar os treinamentos. “A gente entende que quando o acidente de trabalho acontece dentro da empresa, precariza muito a vida do trabalhador, mas de certa forma também atrapalha a produção da empresa”, continua.

“É um trabalho de segurança, que a gente visa deixar claro tanto para os patrões quanto para o trabalhador que a vida não tem preço. A importância de ter a carteira assinada e trabalhar respeitando as normas, é importante para a preservação da vida, individual e dos companheiros de trabalho”, finaliza.

Acidentes de trabalho nos últimos três anos

2020
Queda de altura: 15
Queda de material sobre o trabalhador: 11
Corte por serra: 3
Total: 29 acidentes de trabalho

2021
Queda de altura: 18 (uma morte)
Queda de material sobre o trabalhador: 7 (uma morte)
Corte por serra: 4
Choque elétrico: 1
Total: 30 acidentes de trabalho

2022
Queda de altura: 21
Queda de material sobre o trabalhador: 25
Corte por serra: 7
Choque elétrico: 4
Total: 57 acidentes de trabalho

Obras registradas

Com relação ao número de obras, foram catalogadas, conforme levantamento feito pelo Sintricomb no mês de dezembro de 2022, 197 obras em Brusque, sendo 65 casas unifamiliares; 59 casas geminadas, que equivalem a 173 unidades; 39 prédios; 22 galpões; 10 salas comerciais e duas obras públicas.

No município de Guabiruba foram catalogadas 71 obras em andamento, sendo: 61 casas unifamiliares; duas casas geminadas, que equivalem a cinco unidades; dois prédios, dois galpões e duas salas comerciais.

Também foram realizadas pelo Sintricomb, em parceria com o Sinduscon, 348 vistorias em obras no ano de 2022.


– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo