Sintricomb registra aumento de 90% do número de acidentes de trabalho na construção civil em 2022
Número é referente a Brusque e Guabiruba; apesar do aumento, ano fecha sem registro de óbito
Número é referente a Brusque e Guabiruba; apesar do aumento, ano fecha sem registro de óbito
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) registrou 57 acidentes de trabalho em 2022. O número é referente a Brusque e Guabiruba e representa um aumento de 90% do número, se comparado com 2021, quando foram registrados 30 acidentes.
No último ano, foram contabilizadas 21 quedas de altura, 25 quedas de material sobre trabalhador, sete cortes por serra (elétrica ou maquita) e quatro choques elétricos na construção civil.
O presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, aponta que o relatório é formado com base nas informações que chegam no sindicato. Ou seja, são dados coletados pela Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e de números oficiais do Corpo de Bombeiros. Ele explica que, caso o trabalhador acidentado não tenha carteira assinada ou não tenha emitido o CAT, o caso não entra na estatística.
Para ele, o aumento do número é resultado de diversos fatores. Entre eles está a amenização da pandemia da Covid-19. “As pessoas foram mais para o hospital, independente do acidente ser leve ou não, e foram atendidas. Também houve o aumento de obras”, pontua.
Apesar do aumento de acidentes, o sindicato não registrou nenhum óbito no ano. “Quando tem uma morte na construção civil, para nós é muito difícil. Em 2022, o que é positivo é o fato de não ter havido morte dentro dos canteiros de obras e chão de fábrica da nossa categoria”, comemora.
Izaias ressalta que o trabalho maior é na prevenção nos dez municípios de abrangência: Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, São João Batista, Vidal Ramos, Imbuia, Leoberto Leal e Major Gercino.
“O Sintricomb trabalha diariamente nas obras com técnico de segurança e um diretor do sindicato. Em parceria com o Sinduscon [Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento], a gente faz visitas com o intuito de orientar o trabalhador quanto à área de vivência, uso correto de equipamentos e proteção, tanto individual quanto coletivo, e também da prevenção do acidente de trabalho e da importância dos treinamentos”, explica.
“A gente tem orientado, quando fazemos o levantamento físico da obra e há trabalhadores que não tenham registro, que as empresas apresentem no sindicato com os comprovantes dos treinamentos. Em breve, certamente vamos começar a exigir a NR 12, tendo em vista que trabalhamos com betoneira, elevador e guincho”, completa.
Izaias completa que o trabalho de prevenção consiste em levar informação do sindicato às empresas e realizar os treinamentos. “A gente entende que quando o acidente de trabalho acontece dentro da empresa, precariza muito a vida do trabalhador, mas de certa forma também atrapalha a produção da empresa”, continua.
“É um trabalho de segurança, que a gente visa deixar claro tanto para os patrões quanto para o trabalhador que a vida não tem preço. A importância de ter a carteira assinada e trabalhar respeitando as normas, é importante para a preservação da vida, individual e dos companheiros de trabalho”, finaliza.
2020
Queda de altura: 15
Queda de material sobre o trabalhador: 11
Corte por serra: 3
Total: 29 acidentes de trabalho
2021
Queda de altura: 18 (uma morte)
Queda de material sobre o trabalhador: 7 (uma morte)
Corte por serra: 4
Choque elétrico: 1
Total: 30 acidentes de trabalho
2022
Queda de altura: 21
Queda de material sobre o trabalhador: 25
Corte por serra: 7
Choque elétrico: 4
Total: 57 acidentes de trabalho
Com relação ao número de obras, foram catalogadas, conforme levantamento feito pelo Sintricomb no mês de dezembro de 2022, 197 obras em Brusque, sendo 65 casas unifamiliares; 59 casas geminadas, que equivalem a 173 unidades; 39 prédios; 22 galpões; 10 salas comerciais e duas obras públicas.
No município de Guabiruba foram catalogadas 71 obras em andamento, sendo: 61 casas unifamiliares; duas casas geminadas, que equivalem a cinco unidades; dois prédios, dois galpões e duas salas comerciais.
Também foram realizadas pelo Sintricomb, em parceria com o Sinduscon, 348 vistorias em obras no ano de 2022.
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque