Cadastro biométrico será implantado em todas as aulas de direção veicular, em Brusque
No próximo mês, as aulas da categoria A também precisaram ser feitas com o iBIO
A partir de 14 de agosto, os Centros de Formação de Condutores (CFC) de Brusque deverão estar com o sistema biométrico iBIO em funcionamento em todas as categorias de CNH. A data é estabelecida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran).
Trata-se de um sistema que faz identificação biométrica dos instrutores e candidatos, a ser utilizado durante as aulas.
Veja também:
Casal de Brusque vai viajar pela América Latina de bicicleta
Rodízio de pizza volta se popularizar em Brusque; entenda os motivos
Mercado de drones cresce em Brusque; saiba o que é preciso para utilizar equipamento
As categorias B, C, D e E já possuem o sistema, agora as aulas práticas de direção veicular da categoria A (motos de duas ou três rodas) também deverá incluir o procedimento. A data é limite para todas as cidades do estado, além de Florianópolis, que implementou o sistema na categoria em 15 de julho.
De acordo com o agente administrativo do setor de CNH da Circunscrição Regional de Trânsito de Brusque (Ciretran), Geraldo José de Carvalho Neto, o iBIO garantirá que as aulas vão ser realizadas corretamente e evitará fraudes.
“O papel aceita tudo, diferente do computador. Se você fez dez aulas e assinou por 20, você finalizou. A partir do momento que tiver a biometria, você vai precisar tirar uma foto do instrutor, do odômetro e do condutor para registrar”, explica.
Além disso, no sistema deverá ser feita a digitação da quilometragem do veículo no início e no final da aula, e a atribuição de conceito ao desempenho demonstrado pelo candidato durante o processo.
Mudanças
Neto explica que o sistema faz o serviço de captação armazenamento de informações automaticamente. “A partir do momento em que mudar, não vai demandar de uma pessoa ficar lançando resultado, isso vai acelerar o processo”, explica.
Com a facilidade, o certificado será gerado eletronicamente pelo sistema DetranNet.
Veja também:
Policiais militares de Brusque vão usar câmeras junto ao uniforme
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Saiba como estão os estudos de ossadas humanas encontradas na BR-470
Em contrapartida, os CFC deverão investir em um celular, modelo iPhone, para cada veículo usado nas aulas. Segundo Neto, no entanto, o processo vai garantir ao dono da autoescola que o instrutor cumpriu as horas corretamente.
Também, com o novo sistema, o Detran salienta que na categoria A será possível utilizar um instrutor de trânsito para dois candidatos simultaneamente, mas ainda com um veículo para cada candidato.