Sistema de Telemedicina agiliza diagnósticos de câncer de pele

Procedimento avalia pintas e manchas, diferenciando as marcas benignas das lesões de risco

Sistema de Telemedicina agiliza diagnósticos de câncer de pele

Procedimento avalia pintas e manchas, diferenciando as marcas benignas das lesões de risco

Com o objetivo de facilitar o diagnóstico de câncer de pele e diminuir a espera por atendimento dermatológico, os pacientes consultados nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque, com machucados e manchas de pele suspeitas, são encaminhados ao Centro de Serviços em Saúde para realizar exames de dermatoscopia, enquanto aguardam a consulta com especialistas.

A dermatoscopia é um procedimento não invasivo, realizado por meio do Dermatoscópio (uma espécie de microscópio portátil que oferece um aumento fixo de dez vezes) para avaliar pintas e manchas, e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco. O aparelho é conectado a uma câmera digital, que proporciona o registro das manchas e posteriormente, as imagens são encaminhadas para análise de dermatologistas.

A técnica em enfermagem Teresinha Cardoso de Fraga é a responsável pelo exame. Após o registro das pintas, ela utiliza o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde para identificar o resultado. As fotos panorâmicas são encaminhadas para médicos especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participantes do sistema, que analisam as imagens e identificam o diagnóstico, apontando doenças como câncer de pele, hanseníase, psoríase e ceratose seborreica.

A Secretaria de Saúde vem utilizando o Sistema de Telemedicina desde outubro de 2015. Ele auxilia nos casos em que a distância é um fator crítico, ampliando a assistência e também a cobertura. No caso da dermatologia, que é uma área carente de profissionais dentro do SUS, o uso de tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações, ajudam na promoção, proteção e redução do risco da doença.

Teresinha explica que no caso de Brusque, a referência para tratamento de câncer de pele é o Hospital Santo Antônio, de Blumenau. “Quando o resultado do exame aponta câncer de pele, o paciente já é encaminhado diretamente para tratamento. Dessa forma, evitamos a espera de meses por atendimento dermatológico e principalmente, que a doença se agrave, pois por meio da Telemedicina é possível obter o resultado em até 60 dias”, destaca a técnica em enfermagem.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio