Vigilância Epidemiológica confirma morte de batistense por H1N1, em junho
Além dessa morte, um novo caso de H1N1 foi confirmado também no município em outro paciente oncológico
Além dessa morte, um novo caso de H1N1 foi confirmado também no município em outro paciente oncológico
A Secretaria Municipal de Saúde confirma o registro de dois casos de vírus H1N1 em São João Batista.
Um deles um homem de 45 anos morreu em junho, que já apresentava quadro debilitado devido a tratamento contra o câncer.
O segundo paciente que apresentou os sintomas do vírus também faz tratamento oncológico.
Os dados foram divulgados na segunda-feira, 8, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC).
O boletim também atualizou os números em todo o Estado, onde, até o momento, foram confirmados 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A e B em 2019, com 19 óbitos.
De acordo com o levantamento, o número está dentro do esperado para a época do ano. Apesar da circulação do vírus Influenza se intensificar durante o inverno, ele circula todos os meses do ano.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde conclama a população a reforçar as medidas de prevenção. Em especial, lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, além de praticar a higiene respiratória.
Também é recomendado manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, limpos com álcool, assim como não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
O serviço de Saúde mais próximo à residência deve ser procurado aos primeiros sinais e sintomas de gripe para tratamento adequado. A recomendação vale sobretudo para crianças, gestantes, idosos e doentes crônicos, que têm maior probabilidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus.