Supremo Tribunal Federal vive em ilha de fantasia
Ilha da fantasia
O Supremo Tribunal Federal depois reclama da imagem que tem. O ministro Marco Aurélio Mello disse que o país vive “tempos estranhos” ao se referir às manifestações de domingo. Lamentável ouvi-lo novamente numa demonstração de que ignora os anseios da sociedade. Estranho mesmo é este “supremo” viver em um país com 14 milhões de desempregados e até passando fome mas ele, com seus colegas de toga, regalando-se em lagostas e vinhos harmonizados.
Rescaldo de domingo
Passada a ressaca de domingo, faz-se as reflexões: poderia ter sido a maior balbúrdia, não? Acabou com milhares se manifestando livre, pacifica e claramente contra as velhas práticas na política e apoiando à reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro Moro. E todos foram a elas por seus meios.
Veja também:
Prefeitura de Brusque abre 159 vagas por concurso público com salário de até R$ 7,9 mil
Bombeiros negociam com a prefeitura instalação de escola cívico-militar em Brusque
Inaugurada há três anos, creche no Santa Luzia sofre com problemas de infraestrutura
Investe Turismo
O Ministério do Turismo anunciou ontem um investimento de R$ 200 milhões em ações envolvendo 158 municípios das cinco regiões do país, alvos de um pacote com incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing e qualificação. No Sul, 35 terão quatro rotas. São Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), Porto Alegre e Missões (RS), Corredor do Iguaçu (PR), e Serra-Mar Catarinense (SC).
Desburocratização
Conhecido pela imensa burocracia exigida para a abertura e fechamento de empresas, o Brasil tem a oportunidade de em breve aprovar medidas que facilitem o ambiente de negócios. Trazido a SC pelo senador Jorginho Mello (PL), nesta sexta-feira ocorre o seminário para debater a MP do governo federal que simplifica a abertura de novas empresas, com registro automático de novos estabelecimentos. O parlamentar catarinense explica que, atualmente, menos de 1% dos pedidos de abertura são negados após análise nas juntas comerciais. O evento ocorre a partir a partir das 9 horas, na sede do CRC-SC, em Florianópolis.
No ar
Como aqui informado, foi para a estratosfera o projeto do Aeródromo Costa Esmeralda Jurerê, na Ilha de SC, “por não estar de acordo com o zoneamento da área pretendida”. Como o Ministério Público Federal se acha dono do ar, não custa perguntar porque foi permitida a construção de helipontos nos topos do Tribunal de Contas e do Hotel Majestic, também na Ilha de SC, sem jamais serem utilizados. Não produziriam ruído? No caso do TCE gastaram-se alguns milhões naquele desperdício, que não serve sequer para pouso de aviãozinho de papel. E saber que ali, ao lado, estão amplas áreas abertas do Aterro da Baía Sul. Com pista adequada, pousariam jatos.
Varejo
A nova composição da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista será instalada hoje na Assembleia Legislativa. Conta com o escudo da FCDL/SC, que se reúne desde 2010 e analisa os projetos de interesse do comércio varejista que por ali tramitam. Por este colegiado já passaram temas como o combate à pirataria, a fiscalização de feiras itinerantes ilegais e a formulação de políticas públicas para o incentivo à geração de emprego.
Exemplo
Ótima iniciativa da Prefeitura de Tubarão. Cerca de 400 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental começaram a participar, a partir desta semana, de reforço de português e matemática no contraturno, em suas escolas. São dois encontros semanais, de uma hora para cada disciplina para os estudantes que tiveram a média do bimestre menor do que 7. Ministrados pelo professor titular, do contraturno e, quando possível, com presença dos pais.
Veja também:
Duas casas são interditadas pela Defesa Civil em Brusque; fortes chuvas seguem até sábado
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Dois homens armados roubam carro na BR-470, em Blumenau
Desafio
A Casan divulgou ontem que tem atualmente em andamento trabalhos para implantação de redes coletoras, ligações domiciliares, estações elevatórias, emissários e estações de tratamento em 30 municípios. Sua meta é levar SC a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento. Atualmente o índice de cobertura com coleta e tratamento no Sistema Casan é próximo de 30%.
Nossa literatura
A Universidade do Estado (Udesc) escalou dois autores catarinenses na lista das obras literárias do seu Vestibular de Verão 2020, que será realizado em 24 de novembro. A leitura dos livros é obrigatória para a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira se o candidato não quer levar zero e ser desclassificado. Edla van Steen, com “O conto da mulher brasileira”, e Péricles Prade, com “Os milagres do cão Jerônimo”, fazem companhia a Lima Barreto (“Cemitério dos Vivos”), Paulo Leminski (“Melhores Poemas”) e Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas”).