SUS conta com 198 medicamentos à disposição da população de Brusque
Os medicamentos podem ser retirados nas UBS e também na Farmácia Básica
Os medicamentos podem ser retirados nas UBS e também na Farmácia Básica
A Rede Municipal de Saúde disponibiliza à população brusquense 198 medicamentos, que podem ser retirados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), espalhadas pelos bairros da cidade, e também na Farmácia Básica, localizada ao lado do Centro de Serviços em Saúde. Entre os remédios mais procurados, estão os para diabetes e hipertensão, além de antidepressivos.
Para fazer a retirada da medicação, o usuário deve apresentar a receita, o Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação com foto. São aceitos os receituários emitidos em consultas por meio do SUS, seja em Unidades Básicas de Saúde, ou em hospitais e sindicatos.
Vale destacar que mesmo os usuários em tratamento contínuo devem fazer a retirada da medicação todos os meses. Em função disso, é importante que a população fique atenta ao prazo de validade da receita médica.
“Mesmo que o usuário tenha prescrição de medicamentos para uso contínuo, somente é dispensado quantidade suficiente para 30 dias de tratamento. Desse modo, tenta-se evitar a automedicação, o compartilhamento com familiares sem orientação médica, além do desperdício, uma vez que durante o tratamento pode haver alteração no receituário”, salienta a farmacêutica bioquímica, Flora Willrich de Souza.
Para garantir o atendimento da população, a Secretaria de Saúde conta com um planejamento de consumo anual. Em função da falta de fornecimento dos medicamentos por meio de licitação, a Secretaria de Saúde adquire os medicamentos por meio do Consórcio Intermunicipal (CISAMVI) e também por compra direta.
O horário de funcionamento das farmácias das Unidades Básicas de Saúde é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já a Farmácia Básica permanece aberta das 8h às 17h, sem fechar para almoço. Vale ressaltar que a retirada das senhas pode ser feita somente até as 16h.