Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

TCE-SC investiga denúncia de funcionário fantasma de Nova Trento que mora em Brusque

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

TCE-SC investiga denúncia de funcionário fantasma de Nova Trento que mora em Brusque

Página 3

Funcionário fantasma
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) acatou denúncia formulada ao órgão, no sentido de que um funcionário da Prefeitura de Nova Trento não apareceu para trabalhar durante dois anos, entre 2014 e 2016, em um cargo comissionado da Secretaria de Turismo, para o qual estava contratado. A denúncia que originou a investigação partiu da Câmara de Vereadores do município.

O caso
A denúncia informou que, apesar de lotado na secretaria, com carga horária de 40 horas semanais, o servidor nunca cumpriu expediente lá. Foi apurado que a secretaria não possuía documentos que atestassem que ele compareceu, em dois anos, a sequer um dia de trabalho. O prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini, por sua vez, alegou ao TCE-SC que o servidor trabalhou para a prefeitura fora do município. Segundo Voltolini, ele representava a Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento junto à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque.

Ninguém sabe
Porém, de acordo com documentos da investigação, a ADR de Brusque não reconhece essa informação. A agência informou que, desde maio de 2015, data que o atual secretário, Ewaldo Ristow Filho assumiu o cargo, o servidor nunca fez nenhum contato com o órgão estadual. Com isso, o prefeito de Nova Trento e servidores da secretaria para prestar esclarecimentos ao órgão, o qual irá promover uma investigação mais aprofundada sobre o caso.


Atas dos conselhos
A Prefeitura de Brusque respondeu a pedido de informação do vereador Paulo Sestrem (PRP), o qual questionou o motivo das atas das reuniões dos conselhos municipais não serem mais disponibilizadas no site da prefeitura, como era feito até ano passado. Segundo a prefeitura, há dificuldades técnicas para a postagem, sendo informado que em cerca de 30 dias o problema estará resolvido.

Melhor explicado
A explicação da prefeitura é apenas parcial, e as tais dificuldades técnicas alegadas precisam ser mais detalhadas. Isso porque a disponibilização da ata consiste unicamente em anexar ao site os arquivos em pdf. No mesmo site da prefeitura, há dezenas de outros serviços cujo sistema é o mesmo, tais como arquivos de licitações, contratos, portarias, etc. Cabe o questionamento: por que só há dificuldades técnicas para disponibilização das atas das reuniões dos conselhos? E por que só agora, há um mês do fim do primeiro ano de mandato, é que houve preocupação com o tema?


Italiano nas escolas
O prefeito Jonas Paegle recebeu na segunda-feira, 27, a visita do cônsul geral da Itália no Brasil, Raffaele Festa. A visita teve como objetivo fortalecer os laços da cidade com italianos que, assim como os alemães, ajudaram a colonizar Brusque. O secretário da Educação, José Zancanaro, destaca que a ideia é que o idioma italiano volte a ser ensinado nas escolas de Brusque, algo que já aconteceu no passado. Segundo ele, a intenção em relação ao idioma italiano é identificar nas comunidades de Brusque qual tem, em sua maioria, predominância de origem italiana. Após isso, a prefeitura pretende lançar um projeto piloto nesta localidade para dar início ao ensinamento da língua estrangeira.


Abono aos servidores
A Câmara de Guabiruba aprovou nesta semana um projeto de lei que autoriza o prefeito a dar um abono natalino de R$ 100 aos funcionários da prefeitura. Eles também receberão outro repasse relativo ao Dia do Trabalho, que não foi feito em maio, devido a dificuldades econômicas do município. Em Botuverá, o prefeito José Luiz Colombi, o Nene, mandou à Câmara projeto de lei semelhante, no intuito de conceder um agrado ao funcionalismo neste fim de ano.


Edemar presidente
Empresários que integram o Conselho Deliberativo da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) reuniram-se na segunda-feira, 27, em assembleia geral que elegeu o novo presidente e vice-presidente do conselho. Por aclamação de todos os presentes, o empresário Edemar Fischer (à esq.) foi eleito presidente do Conselho Deliberativo para a gestão 2018/2020, tendo como vice-presidente Aliomar Luciano dos Santos, que deixa o cargo de presidente.


Visita a Brusque
O presidente da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), Alexandre Waltrick, estará em Brusque na terça-feira-feira, 5 de dezembro, às 9h30, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque. A visita do presidente à ADR de Brusque faz parte do Dia de Ação de Governo, evento promovido pelo governo do estado. Waltrick conversará com a imprensa sobre o trabalho desenvolvido pela Fatma em Santa Catarina. Mais tarde, às 11h, ele participa da reunião da Associação Empresarial de Brusque (Acibr).


Reunião em Guabiruba
A vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque e região (Sinseb), Tânia Pompermayer, e os representantes sindicais de Guabiruba reuniram-se na tarde de quarta-feira, 29, com o prefeito Matias Kohler, para discutir alguns pedidos realizados pelos servidores do município. Entre os pedidos, o questionamento sobre a redução, de cerca de 50%, no número de agentes comunitários de saúde no edital do processo seletivo lançado pelo município.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio