Terceira subestação da Celesc, em Brusque, será entregue em 2018

Companhia informa que são necessários 24 meses de obra; metade deles para projetos e emissão de licenças

Terceira subestação da Celesc, em Brusque, será entregue em 2018

Companhia informa que são necessários 24 meses de obra; metade deles para projetos e emissão de licenças

O governo do estado não estipulou uma data específica, mas em breve deve ser assinada a ordem de compra do terreno para construção da terceira subestação da Celesc em Brusque. O que garantiu, porém, é que ela não fica pronta antes de 2018.

Leia também: Novos condomínios deverão cobrar separadamente a água consumida por moradores

A Celesc ainda não confirma a área escolhida, nem o valor a ser pago. Segundo o diretor de distribuição, James Giacomazzi, essas informações só poderão ser prestadas a partir da efetiva compra do terreno.

“Podemos adiantar que esse processo está em fase final”, afirma Giacomazzi.

A despeito do silêncio oficial, informações extraoficiais vindas da companhia dão conta de que já está batido o martelo para compra de um terreno na rua São Pedro, faltando apenas alguns acertos com o proprietário. O espaço deverá ter área de 5 mil a 10 mil metros quadrados
Conforme a Celesc, a partir da assinatura da ordem de compra, que terá a presença do governador Raimundo Colombo, será iniciada a confecção do projeto da nova subestação, e a elaboração de estudos ambientais, a serem feitos por meio de processo licitatório.

A companhia irá solicitar, ainda, a emissão das devidas licenças de instalação e operação pelo órgão ambiental, bem como lançamento do edital de licitação para construção da subestação.

Giacomazzi explica que, até o momento, existe a definição de um projeto básico, com especificação do número de transformadores de força e potência.

Custo estimado de R$ 11 milhões

O custo estimado para construção da terceira subestação, incluindo as linhas de transmissão para conexão da obra ao sistema elétrico existente e os alimentadores é de R$ 11 milhões, a ser bancado integralmente pelo caixa da companhia.

A estimativa de prazo final para entrega da subestação pronta, segundo o diretor de distribuição, é de dois anos. Isso porque são previstos 12 meses para confecção do projeto, elaboração dos estudos ambientais, emissão das licenças de instalação e operação pelo órgão ambiental, e o lançamento de edital de licitação para execução da obra da subestação. Além disso, mais 12 meses são estimados para execução e entrega da obra.

Obra é demanda antiga

A instalação de uma nova subestação em Brusque estava prevista para 2013, pela Celesc.

Porém, desde o ano de 2012 foram analisados mais de 16 terrenos, mas segundo a companhia nenhum se adequava às necessidades comerciais, técnicas, ambientais e do Plano Diretor da cidade.

A expectativa da companhia, e também das entidades empresariais do município, é que com a terceira subestação se resolva o principal problema relacionado à Celesc: as constantes quedas de energia registradas no verão.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo