Têxtil e comércio lideram em vagas de emprego disponíveis em Brusque; veja lista

Levantamento foi realizado com informações do Sine

Têxtil e comércio lideram em vagas de emprego disponíveis em Brusque; veja lista

Levantamento foi realizado com informações do Sine

Os setores da indústria têxtil e o comércio apresentam maior número de vagas de emprego em Brusque. É o que aponta o levantamento feito pelo jornal O Município com os dados que foram cedidos pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Brusque.

Conforme o levantamento, 163 vagas são destinadas apenas para a área têxtil que contempla as costureiras, estilista, estampador, inspetor de qualidade, passadeiras, talhadores, entre outros.

O comércio fica em segundo lugar com 121 vagas disponíveis, sendo a grande maioria para vendedores, além de balconistas, gerente comercial e supervisor de vendas.

Em consulta realizada nesta quarta-feira, 2, a agência de Brusque tinha mais de 700 vagas de emprego disponíveis. Além do setor têxtil e do comércio, outras áreas também estão com oportunidades em aberto, como administrativo, lavação, indústria, limpeza e a da saúde.

De acordo com o diretor do Sine, Waldir da Silva Neto, em maio foram realizados 3842 atendimentos. Destes, 1056 foram encaminhamentos para empresas e 401 foram pessoas em busca do seguro desemprego.

Formação da mão de obra

O presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec), Marcus Schlosser avalia que o número de vagas disponíveis é positivo e acredita que isso mostra crescimento no setor.

“Felizmente, Brusque continua recebendo migrantes de outras regiões, se não o número seria pior. Que bom que podemos acolher. Agora é pensar na formação e na profissionalização”, avalia.

Schlosser acredita que a pandemia não impactou na quantidade de empregos disponíveis no setor. “Nós vínhamos em um crescimento nos últimos anos, obviamente, todos ficaram mais apreensivos com relação ao andamento das restrições. Mas quando a coisa normalizou e o pessoal pode voltar a trabalhar com isso veio crescendo em outras regiões do estado e do país”.

Ele diz que agora empresas precisam formar essa mão de obra, pois muitas pessoas não tem especialização na área. “Nós temos cursos disponíveis no Senai e em outras escolas. Precisamos ver esse encaminhamento e preencher essa lacuna.

Vagas no comércio

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Fabricio Zen avalia os números de forma positiva.

“Com certeza essas vagas em aberto mostram a retomada do nosso comércio. E nossos lojistas não estão apenas contratando, eles estão buscando profissionais qualificados para essas vagas. Por isso a importância de qualificação profissional e foi por isso que lançamos a escola de vendas para o varejo, para formar essa nova geração de profissionais para o nosso comércio”, diz.

Os interessados em alguma das oportunidades devem se dirigir ao Sine com a carteira de trabalho em mãos, que serão encaminhados para entrevista junto ao empregador. O Sine fica localizado na Praça da Cidadania, no Centro de Brusque. Mais informações pelo Whatsapp: (47) 3355-9763. O empregador que deseja divulgar vagas pode entrar em contato através do email [email protected].


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo