Tocha olímpica passa por Brusque nesta terça-feira, 12; veja o roteiro
Chama, que é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, chega ao município por volta das 14h
Chama, que é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, chega ao município por volta das 14h
Pela primeira vez na história, o Brasil sediará uma edição dos Jogos Olímpicos. Eleito em 2009 como cidade-sede, o município do Rio de Janeiro terá a honra de receber atletas, técnicos e turistas de todos os continentes entre os dias 5 e 21 de agosto. Enquanto a data não chega, cerca de 330 das 5.570 cidades do país também têm a oportunidade de participar do maior evento esportivo do mundo por meio do revezamento da tocha olímpica.
Leia também: Prefeitura de Brusque ainda não decidiu se irá ceder sala para a Associação Cultural
Em Santa Catarina, 23 munícipios participam da passagem da chama. Entre as cidades, mas em evento extraoficial, Brusque também recebe um dos símbolos olímpicos. Em solo brusquense, a cerimônia ocorre hoje por volta das 14h. Segundo o coordenador da passagem da chama pelo município, Delmar Tondolo, um helicóptero de Itajaí levará a tocha até o estádio Augusto Bauer.
No local, a chama será acesa e transportada para um caminhão do Corpo de Bombeiros, que percorrerá seis ruas de Brusque. O veículo seguirá em direção à ponte estaiada Irineu Bornhausen. Depois, seguirá pelo Centro e fará o retorno ao ponto de partida [veja trajeto no mapa]. A expectativa da organização é de que o tempo da passagem do fogo olímpico na cidade seja de 15 minutos.
Durante esse período, de acordo com Tondolo, a banda marcial da escola Paquetá tocará algumas músicas no estádio. Por outro lado, no caminhão, 12 personalidades do esporte brusquense desfilarão junto à tocha. Entre as personalidades, está a atleta do Barateiro e melhor jogadora de futsal do mundo, Amandinha, e a filha do criador dos Jogos Abertos de Santa Catarina, Elisa Schlösser Niebuhr [confira lista completa no destaque].
Ainda segundo Tondolo, o estádio estará aberto ao público. Ele afirma também que as escolas municipais, estaduais e particulares foram convidadas para prestigiar a cerimônia tanto no estádio quanto na avenida Cônsul Carlos Renaux.
“Em relação às escolas do estado, conversamos com a ADR [Agência de Desenvolvimento Regional] para os alunos prestigiarem. Os alunos das escolas particulares também foram convidados. Os do Cônsul, por exemplo, podem descer o morro e se posicionar na avenida para ver a passagem, assim como os alunos do São Luiz”, afirma Tondolo.
Como o evento em Brusque é extraoficial – o município foi inserido após a definição do cronograma -, simultaneamente ocorrerá o revezamento da tocha em Ilhota. Após a passagem por Brusque e por Ilhota, a chama seguirá para Blumenau, cidade que encerra o cronograma do dia.
“Estamos com a expectativa de que os moradores de Brusque prestigiem essa passagem pelas ruas. Para o município é histórico, não sei se algum dia teremos a oportunidade de ver uma tocha olímpica de novo”, diz o coordenador.
Treinamento
Na semana passada, o Corpo de Bombeiros de Brusque realizou um treinamento nas ruas em que o caminhão passará durante a passagem de tocha. De acordo com o comandante dos Bombeiros, tenente Hugo Manfrin Dalossi, não foram verificados problemas no trajeto. Ele explica ainda que, além do motorista, outros três integrantes da corporação também participarão do desfile – um ao lado do motorista e dois na parte superior do veículo.
Trânsito
Diferente dos dias em que há desfile na Cônsul Carlos Renaux, durante a passagem da tocha não haverá alterações no trânsito próximo à avenida. Segundo o diretor da Guarda de Trânsito de Brusque, Adalberto Zen, viaturas do órgão e da Polícia Militar apenas escoltarão o caminhão de Bombeiros e bloquearão o trânsito no local em que o veículo passará.
Personalidades do município que estarão no caminhão
Amandinha – atleta do Barateiro e melhor jogadora de futsal do mundo
Elisa Schlösser Niebuhr – filha de Arthur Schlösser, criador dos Jogos Abertos de SC
Orlando Francisco Müller, o Pipoca – fez parte da comissão que criou os Jogos Abertos de SC
Ivo Ribeiro – ligado ao esporte amador da cidade
Marcos Armando Andrade, o Maninho – primeiro porta bandeira de Brusque nos Jasc
Matheus Reine – nadador paralímpico brusquense
Rodrigo Welter – primeiro campeão mundial de bicicross
Rogério Branco – ex-nadador por Brusque
Rute Hoffmann – jogou por Brusque nos Jasc
Simone Storm – já foi a melhor levantadora juvenil de vôlei do mundo
Soelito Gohr – ciclista paralímpico brusquense
Tiago Visconti – neto de Rubens Facchini, um dos criadores dos Jasc
Vinícius Bado, o Badão – ex-atleta de Brusque nos Jasc