Tradição do Pelznickel, de Guabiruba, é certificada pelo Ministério da Cultura
Como Ponto de Cultura, Sociedade do Pelznickel poderá buscar recursos federais para auxiliar no trabalho
Como Ponto de Cultura, Sociedade do Pelznickel poderá buscar recursos federais para auxiliar no trabalho
A tradição do Pelznickel, o Papai Noel do mato de Guabiruba, foi reconhecida e certificada recentemente como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. De acordo com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, a iniciativa guabirubense cumpriu todos os critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva.
O certificado comprova que a Sociedade do Pelznickel desenvolve e articula atividades culturais e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
Fabiano Siegel, integrante da Sociedade do Pelznickel, explica que o processo para o credenciamento durou praticamente um ano. A entidade decidiu buscar o reconhecimento do Ministério da Cultura para poder ter acesso com mais facilidade a recursos federais. Atualmente, a sociedade recebe apenas recursos municipais para a realização da Pelznickelplatz no fim do ano.
“Com o tempo, só vai ser repassado verbas do governo federal se a iniciativa for reconhecida como um Ponto ou Pontão de Cultura, por isso decidimos fazer esse processo.”
A entrada no credenciamento teve início em fevereiro do ano passado. Os membros da entidade tiveram que enviar uma série de documentos à Brasília e também responder a um questionário com 300 perguntas no site www.culturaviva.org.br.
“Enviamos todo o histórico da nossa tradição, comprovação das nossas atividades com reportagens em jornais, vídeos, fotos, áudios, além de responder o extenso questionário explicando como é a realidade do nosso trabalho, para qual público é feito”, destaca.
Agora, a tradição do Pelznickel é o único ponto de cultura certificado pelo Ministério da Cultura na região. “É o reconhecimento do nosso trabalho. Hoje mais de 70 pessoas contribuem e depende de nós continuar a tradição. Se não fosse a Sociedade, não existiria mais o Pelznickel em Guabiruba. É um orgulho.”
Com o credenciamento, a entidade buscará participar de editais do Ministério da Cultura e também tentar recursos por meio da Lei Rouanet. “Sabemos que é difícil, burocrático, mas aos poucos devemos conseguir. Pagamos impostos federais e o retorno para a cidade é muito pouco. Vamos procurar esses recursos para beneficiar a população por meio da cultura.”
O que é um Ponto de Cultura?
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.
O reconhecimento como Ponto ou Pontão de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos e pontões da rede a partir de afinidades temáticas.
Os Pontos de Cultura também podem receber apoio financeiro através de editais públicos dos governos federal, estaduais e municipais. Os instrumentos de fomento para os Pontos de Cultura podem ser prêmios, bolsas ou o Termo de Compromisso Cultural (TCC), instrumento específico de repasse de recursos da Política Nacional de Cultura Viva.