Trânsito na nova Beira Rio é liberado; veja fotos

Via vai ajudar a desafogar o trânsito da avenida Otto Renaux

Trânsito na nova Beira Rio é liberado; veja fotos

Via vai ajudar a desafogar o trânsito da avenida Otto Renaux

Desde às 17 horas deste domingo, 12, o trânsito na avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a Beira Rio margem esquerda está liberado. A obra visa facilitar o tráfego na região, além de funcionar como um canal extravasor. A prática esportiva também será um atrativo do novo espaço.

A avenida, que tem quatro quilômetros, inicia na curva ao final da avenida Arno Carlos Gracher, nas proximidades do Corpo de Bombeiros, no Centro. A via acompanha a margem esquerda do rio Itajaí-Mirim e vai até seu último acesso na ponte João Libério Benvenutti, no Bairro Santa Terezinha, que liga a rua Luiz Gonzaga Werner à rodovia Ivo Silveira.

O prefeito Ari Vequi, que participou pela manhã das atividades de lazer que marcaram a liberação da via, também esteve no local quando o trânsito foi liberado. De forma simbólica, ele retirou a placa de sinalização e depois seguiu de carro até o final da avenida. “Fico muito feliz por esse momento, trabalhamos com muito empenho para que a obra ficasse pronta. Tenho certeza que trará grandes benefícios para a nossa cidade”, afirmou ele.

As tratativas da obra tiveram início em 2017 com o programa Avançar Cidades, do governo federal. No mesmo ano, em dezembro, o projeto foi selecionado. Em 2018 aconteceu o financiamento após aprovação da Câmara de Vereadores. Seguido a licitação foi dada a ordem de serviço em abril de 2020. Para a execução foram investidos, até o momento, um montante de R$ 24.772.250.

Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira em números

Escavações e transporte de materiais (referência caminhões de 10mil m³)
Escavação para corte taludes – 25,35 caminhões
Escavação mecânica de solos inservíveis – 14,12 caminhões
Recomposição com solos retirados de jazida – 13,80 caminhões
Transporte de material com caminhão – 69, 25 caminhões

Proteção das margens do rio
Enrocamento de pedra detonada, arrumada com escavadeira hidráulica –
diâmetro 0,80 m-1,80 t/m – 6mil 795 caminhões m³

Muro de terra armada
Muro de escama de concreto armado em solo reforçado com fita metálica -aproximadamente 1,5 mil metros lineares.

Drenagem pluvial
5.831 metros de tubo de concreto armado, classe pa-1, dn 300 mm
222 metros de tubo de concreto armado, classe pa-2, dn 400 mm
160 metros de tubo de concreto armado, classe pa-2, dn 600 mm
249 unidades de boca de lobo simples-grelha de concreto

Pavimentação e passeios
Pavimentação asfáltica 42 mil metros m² – mais de cinco campos de futebol
Calçadas 20 mil m² – cerda de dois campos e meio de futebol
Piso podotátil de concreto – 1.319,26 m²
Meio fio de concreto – quase 12 km

Sinalização vertical e horizontal
Pintura de faixa-tinta base acrílica-espessura de 0,6 mm – 712,82 m²
Pintura de setas e zebrados-tinta base acrílica – espessura de 0,6 mm – 487,19 m²
Tacha e tachão refletivo bidirecional-fornecimento e colocação – 503 unidades
Placas de advertência e regulamentação – 74 unidades

Paisagismo
Plantio de grama em placas – 1.723,81 m²
Hidrossemeadura – 5.584 m²

Serviços complementares
Muro concreto tipo hélice contínua – 300m²
Uma ponte de concreto armado com vão 30 metros e largura de 16,5 metros
Prolongamento da ponte Mário Olinger com vão 15,5 metros e largura de 15 metros

Iluminação
Implantação de 130 postes
Instalação de 267 luminárias
Realizada a instalação de 34 mil 220 metros de cabos

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