Trânsito na rotatória do Big vai mudar
Alteração entrará em prática no dia 1º do mês que vem
Após promover uma série de modificações no trânsito desde que trocou a gestão municipal, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) anunciou uma nova alteração, desta vez na rotatória perto do hipermercado Big, no Centro. A alteração na organização do tráfego iniciará no dia 1º do mês que vem.
Atualmente, a situação é a seguinte: os carros que vêm da avenida das Comunidades em direção ao Jardim Maluche precisam parar antes da rotatória e depois de novo, embaixo do espelho que fica na avenida Cyro Gevaerd. Neste ponto, os motoristas têm de virar a cabeça para então poder seguir viagem, porque os veículos que vêm da rua Martin Luther (em frente ao Big) não precisam parar.
Esta situação, explica o secretário Bruno Knihs, causa dois problemas. O primeiro deles é que os condutores são obrigados a curvar-se muito para poder seguir pela avenida Cyro Gevaerd. “Os motoristas param porque não confiam no espelho para saber a distância, aí têm de fazer contorcionismo para poder ver os carros que estão vindo”, afirma.
O segundo problema foi identificado pela Setram. Conforme o secretário, alguns motoristas que passam pela avenida das Comunidades reclamaram que são obrigados a parar duas vezes – antes da rotatória e outra depois (embaixo do espelho). “Em horário de pico, pode ter congestionamento na rotatória”, diz Knihs. A avenida recebe tráfego intenso de veículos de pais que vão buscar os filhos nos colégios São Luiz e Cônsul Carlos Renaux na hora do rush.
A alteração na rotatória visa justamente acabar com a segunda parada. O que acontecerá é que serão colocados cavaletes ou cones desde a rua Martin Luther, em frente ao Big, até a avenida Cyro Gevaerd (que vai para o Maluche). Em frente ao mercado, o motorista que ficar à direita seguirá normalmente sem parar, enquanto que os da pista do meio e da esquerda serão obrigados a seguir para a rotatória. Com isso, quem vem da avenida das Comunidades não vai mais precisar parar no “espelho”, porque os cavaletes dividirão as duas pistas. As placas de “pare” serão retiradas, segundo o secretário.
Esta alteração será feita apenas com cavaletes por aproximadamente um mês. Nos primeiros dias, a Guarda de Trânsito permanecerá no local para orientar. Daí em diante, haverá monitoramento para avaliar as mudanças. Se elas foram bem-sucedidas, um canteiro deverá ser construído.