Placas indicativas, sinalização horizontal, faixas elevadas e calçadas. A descrição pode até dar a impressão de que é uma via do centro da cidade, mas trata-se de um espaço criado especialmente para ensinar estudantes de Brusque e região a como se portar no trânsito. Batizada de “Transitolândia”, a construção da área de treinamento está em fase final e será inaugurada na próxima terça-feira, 13 de agosto, às 15h, como parte da programação comemorativa pelos 153 anos da cidade.
A escola vivencial de trânsito estará à disposição de estudantes das redes municipal, estadual e particular de Brusque e também de municípios vizinhos. A iniciativa é uma proposta da Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade e apoio da Secretaria de Educação, e foi instalada em um espaço cedido pela Polícia Militar, na sede da corporação. As visitas poderão ser agendadas nas terças e quintas-feiras.
O secretário da Setram, Paulo Sestrem, destaca que o projeto visa instruir os estudantes sobre quais as melhores formas de se comportar no trânsito para a promoção de um ambiente mais seguro nas ruas. “Além das aulas teóricas também serão realizadas aulas práticas. Nossa intenção é que as crianças atuem como multiplicadoras dentro de suas casas e com seus amigos, disseminando essas informações para toda a comunidade”, explica o secretário.