X
X

Buscar

“Tratava todos com muita atenção e carinho”: amigos se despedem de padre Aldecir

Sacerdote foi sepultado em Corupá

O velório e sepultamento do padre Aldecir José Piai, de 60 anos, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17, um dia após o falecimento do sacerdote. Aldecir foi pároco da Paróquia São José, de Botuverá, e era conhecido, principalmente, por sua atuação em retiros.

A Paróquia São Luis Gonzaga e a Associação dos Campistas Santa Terezinha do Menino Jesus de Brusque, Guabiruba e Botuverá, divulgaram notas de pesar pela morte do padre. “Que ele descanse no colo do pai”, estava escrito em uma delas.

Ivandro José Mariani, amigo do padre, afirma que Aldecir era um “verdadeiro sacerdote temente às coisas de Deus e da igreja”, conforme o classificou. Toda a família de Ivandro era próxima de padre Aldecir.

“Uma pessoa de profunda humildade. Tratava todos com muita atenção e carinho, como se fossem o próprio Cristo. Sempre firme e fiel aos mandamentos da igreja, mesmo com seu jeito brincalhão de ser”, diz o amigo.

Padre Aldecir faleceu na noite deste domingo, 16. De acordo com informações da Arquidiocese de Florianópolis, o sacerdote sofreu um mal súbito e não resistiu. Ele era natural de São José, na Grande Florianópolis, e tinha 26 anos de vida religiosa, sendo 18 de sacerdócio.

Ivandro afirma ainda que os dois se conheceram enquanto atuavam em missões de acampamento do movimento Campista. “[Com ele] não tinha meio-termo. Ele dizia: ‘você é ou você não é de Deus. Por isso temos que seguir os seus mandamentos e as leis da Santa Igreja'”, relembra.

Durante a missa de corpo presente do padre, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jonck, lembrou algumas características do sacerdote na vida religiosa. “[Tinha] o carinho em fazer uma celebração bonita, seja por meio do evangelho ou, até mesmo, com o cuidado da igreja, com a decoração, com as flores”, disse.

Após a missa que reuniu pessoas próximas ao sacerdote em Botuverá, o corpo do padre Aldecir foi sepultado no Cemitério da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube