Trecho da SC-486, entre Brusque e Botuverá, passa a ser de responsabilidade do estado
Prefeitura busca volta da municipalização do trecho, além da revitalização da rodovia
Prefeitura busca volta da municipalização do trecho, além da revitalização da rodovia
O trecho da rodovia SC-486, entre a Uniasselvi, em Brusque, até o município de Botuverá, deixou de ser de responsabilidade municipal e foi estadualizado no ano passado. Mesmo com a troca de gestão, os problemas no asfalto continuam sendo os principais.
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Deco Batista, explicou ao jornal O Município as ações realizadas pela prefeitura antes da mudança e as demandas do estado após a transição.
Deco afirma que a prefeitura recebeu um documento do estado sobre a mudança, mas sem uma justificativa específica. Uma das situações que ocorreram após a mudança foi a ação da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na rodovia.
O vice-prefeito diz que a polícia entrou em contato com ele para tentar municipalizar novamente o trecho, devido ao longo deslocamento das equipes. “Às vezes, eles se deslocam de Ilhota até aqui para uma batida”.
Nesse cenário, a prefeitura atua em duas frentes: a retomada da municipalização do trecho e a revitalização da rodovia em parceria com o estado. Para que os serviços sejam realizados, será necessário a alteração de alguns termos do convênio que o município tinha com o governo estadual, firmado na época em que o trecho era de responsabilidade municipal.
Na ocasião, o governo havia repassado para o município o valor de R$ 1,5 milhão para a rodovia ser recapeada. Entre as ações estavam a compra de insumos, a aplicação e o transporte da massa asfáltica. Deco afirma que a prefeitura pretende utilizar a usina de asfalto de Brusque para reduzir os custos.
“Ao invés de fazer um convênio no qual a gente licita tudo, vamos licitar os materiais e usá-los na nossa usina. Assim, fica mais barato para nós e também para o estado, além de ser mais rápido”. Agora, com a estadualização, também deverá ser incluída no convênio a fresagem da pista.
No fim de fevereiro, Deco se reuniu com representantes do governo do estado para tratar dos principais problemas na rodovia. Uma das questões abordadas por ele foi a situação da Travessa Lagoa Dourada, onde o trânsito fica congestionado.
Outro ponto que o vice-prefeito destacou, de forma urgente, foi a reforma da ponte próxima à Marmoraria Erbs. A Secretaria de Infraestrutura realizou um laudo e avaliou que o limite de peso da ponte é de cerca de 20 toneladas, mas constatou que diversos caminhões mais pesados que isso passam por ela diariamente, danificando sua estrutura.
Juntamente com isso, Deco afirmou que a qualidade da pavimentação também é um dos problemas na via. Por fim, além dessas questões, a prefeitura também prevê a possibilidade de duplicação de alguns trechos da rodovia. No entanto, essa situação ainda está sendo avaliada.
A última ação realizada pela prefeitura no trecho foi uma operação tapa buracos mais extensa do que a usual. Deco afirma que os trabalhos foram “paliativos e feitos para não deixar o trecho em condições tão ruins”.
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