Trecho prolongado da Beira Rio está liberado provisoriamente
Motoristas que querem fugir do trânsito intenso já podem usar o novo acesso que tem saída na rua Theodoro Staack
Motoristas que querem fugir do trânsito intenso já podem usar o novo acesso que tem saída na rua Theodoro Staack
Desde o início deste mês, parte do trecho prolongado da Avenida Beira Rio, no bairro Santa Terezinha, está liberado para o trânsito. Até agora, mais de mil metros já foram abertos, e cerca de 800 metros estão liberados de forma provisória para a passagem de veículos.
“Os caminhões estão circulando, fazendo a entrada e saída de materiais, máquinas e equipamentos, e gradativamente a população que vai descobrindo vai fazendo uso porque é uma válvula de escape para o intenso trânsito que tem ali na região”, diz o secretário de Obras, Gilmar Vilamoski.
De acordo com ele, o acesso liberado tem saída na rua Theodoro Staack, e inicialmente, ficará apenas em estrada de chão. “O acesso é provisório por causa do fluxo de caminhões pesados que passa pelo local. Com isso, após uma chuva forte, pode haver alguns pontos com lama, com água acumulada, porque é uma estrada de trabalho, mas isso não impede que ela seja usada”, explica.
Vilamoski destaca que o trabalho de abertura e limpeza do local terá continuidade. “O nosso objetivo é, no mínimo, ir até o encontro com a rua Libério Benvenutti, no bairro Limoeiro, que é uma rua que tem a projeção de sua extensão até na Beira Rio”.
O secretário ressalta que a prefeitura ainda aguarda a liberação de recursos do Badesc para poder concluir a obra. “Estamos fazendo de uma maneira provisória, se durante a execução desses trabalhos houver a liberação dos recursos do Badesc como está pleiteado, aí a obra pode iniciar para ser terminada de forma definitiva”.
A obra
O projeto de prolongamento da avenida Beira Rio no bairro Santa Terezinha prevê a extensão da via ao longo de 1,2 km, obedecendo o recuo de 15 metros da margem do rio, previsto na legislação. A atual fase do serviço está sendo executada com recursos próprios da prefeitura e consiste na terraplanagem do trecho. A verba necessária para dar continuidade e finalizar a obra já foi solicitada pela prefeitura à Agência de Fomento de Santa Catarina, o Badesc, porém ainda não há previsão de quando o valor será liberado pelo Governo do Estado.
Após a conclusão dos trabalhos, a extensão da avenida será pavimentada, recebendo novos passeios do lado direito da pista e, do lado esquerdo, passeio e ciclovia em um espaço de cinco metros. O projeto também prevê a implantação de um canteiro central.