Trilhas dentro da área do Parque Municipal de Guabiruba começam a ser sinalizadas
Complexo de mais de 800 mil metros quadrados conta com sete quedas d'água
Complexo de mais de 800 mil metros quadrados conta com sete quedas d'água
O planejamento para a distribuição dos espaços no Parque Municipal Vereador Érico Vicentini, em Guabiruba, deve iniciar no segundo semestre deste ano.
A área de 884 mil metros quadrados está localizada entre os bairros Planície Alta, Guabiruba Sul e Lageado Baixo e foi adquirida pela Prefeitura de Guabiruba no fim do ano passado, pelo valor de R$ 12 milhões, com o objetivo de construir no local um complexo turístico, cultural, esportivo e gastronômico.
O secretário de Turismo do município, Andrei Müller, um dos coordenadores dos trabalhos de implantação do parque, explica que desde o início do ano estão sendo realizados ajustes e limpeza no terreno.
A principal ação feita no local até o momento foi o mapeamento das cachoeiras que ficam dentro da área do parque, e a implantação de placas de sinalização próximas às quedas d’água, com o objetivo de orientar os visitantes.
De acordo com Andrei, dentro da área do parque municipal foram contabilizadas sete quedas d’água. “Desde o anúncio da compra do terreno, muitas pessoas começaram a visitar o local e a nossa preocupação é com a segurança próximo a essas cachoeiras”.
Todo o trabalho de sinalização, feito em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Assepavi deve ser concluído até o início do verão.
A expectativa é que os principais eventos da cidade já sejam realizados no parque municipal a partir do próximo ano.
“A Festa da Integração, por exemplo, que hoje é feita no salão e estacionamento da igreja do bairro Aymoré, já queremos realizar no parque em 2023”, destaca.
Além da área para a Festa da Integração, o local terá campo de vôlei; pista de aterrissagem para parapente; restaurante; portal de entrada com guarita para polícia; labirinto; área para a festa de rua Stadtplatzfest; restaurante com lago; pista de skate; parque com aparelhos de academia ao ar livre; Parque Pelznickelplatz; usina hidrelétrica; palco para eventos ao ar livre; área para o teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre; campo suíço; pista de corrida e caminhada em torno do rio; cachoeiras; área para trilhas ecológicas e ainda um espaço para o campeonato Gaiola Cross e para o Moto Clube.
“O parque será um marco sem precedentes para o turismo, cultura, esporte e para o lazer da comunidade. Acreditamos que o fluxo na nossa cidade vai aumentar muito e toda aquela região irá se beneficiar. O parque tem potencial para ser uma referência em Santa Catarina”, destaca.