TRT-SC inaugura 2ª Vara do Trabalho de Brusque
Órgão atenderá sete municípios da região apenas com processos eletrônicos
Órgão atenderá sete municípios da região apenas com processos eletrônicos
Foi inaugurada nesta sexta-feira, 22, a 2ª Vara do Trabalho de Brusque, que tem como proposta atender a demanda reprimida e trabalhar apenas com processos eletrônicos. A solenidade foi realizada na sede do órgão, localizado na avenida das Comunidades – nº 70 – Centro, e contou com a presença de magistrados e demais autoridades regionais.
Além do município de Brusque, a jurisdição atende Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento e São João Batista, totalizando uma área de 2 mil quilômetros quadrados, com 234 mil habitantes. Para a adaptação do local onde funcionará a 2ª VT foram investidos mais de R$ 600 mil em equipamentos, mobiliário e obras de reforma.
A necessidade de uma nova unidade em Brusque havia sido constatada em 2008. A proposta de projeto de lei para criação da nova unidade foi encaminhada em 2010, pois somente um ano antes a VT de Brusque atingiu efetivamente o requisito necessário para tanto, ou seja, a média de 1.500 processos anuais nos últimos três anos (2007 a 2009).
Processo Judicial Eletrônico
Criada pela Lei 12.658/12, a 2ª VT vai funcionar “sem papel”, apenas com o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), qualquer nova unidade no país deve ser instalada com o sistema. A 1ª Vara também vai passar a usar o PJe-JT, mas somente depois que seu número de processos físicos em tramitação, na fase de conhecimento, for igualado pelo número de eletrônicos da 2ª VT.
>> Leia matéria completa na edição impressa de segunda-feira, 25