TSE arquiva representações contra campanha presidencial de Jair Bolsonaro

TSE arquiva representações contra campanha presidencial de Jair Bolsonaro

Raul Sartori

Tudo legal 1
O ministro catarinense do Superior Tribunal de Justiça Jorge Mussi, que é também corregedor-geral da Justiça Eleitoral, era a esperança de um “terceiro turno” das eleições por parte dos partidários de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) pela Presidência da República. Pararam nele as cinco ações que pretendiam apurar suspeitas de irregularidades nas campanhas de ambos no segundo turno.

Tudo legal 2
Entre as cinco arquivadas, duas diziam respeito à atuação de empresários catarinenses. Um é Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que teria coagido funcionários seus a votar em Bolsonaro. O outro é Denisson Freitas, da empresa de ar-condicionado Komeco, a quem se atribui a gravação de áudio pedindo a empregados usar adesivos e camisetas a favor do então candidato do PSL. “Para se caracterizar o abuso de poder, é impositivo restar comprovada, de forma inequívoca, a gravidade dos fatos e demonstrado o alto grau de reprovabilidade da conduta”, escreveu Mussi na conclusão de seu julgamento.

Urnas 2020
A eleição para as prefeituras de Curitiba e São Paulo são as principais apostas do PSL no pleito do ano que vem, anuncia o presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE). O PSL de SC estranha a manifestação. Um de seus caciques lamenta que o alto comando parece ter esquecido que a conquista do governo estadual catarinense, com o comandante Moisés, foi uma das grandes novidades da política catarinense nos últimos anos e que não faltam nomes à sucessão da Gean Loureiro.

O vice, aqui
Não faltarão espiões, digamos assim, na palestra que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, fará nesta sexta-feira, promovida pela Acaert, na sede da Fiesc, às 9h30, sobre “Conjuntura nacional”. Como se sabe, o presidente Jair Bolsonaro pediu ao falante general uma trégua em manifestações sobre vários assuntos e ele está obedecendo. O problema é que não passa um dia sem que o presidente fale bobagens.

Efeitos
Os efeitos do bloqueio de verbas nas universidades federais começam a ser sentidos na UFSC. Já estão suspensos programas de mobilidade internacional. Intercâmbios para o ano de 2020 também não serão liberados até que os bloqueios sejam revistos. A redução de verbas de custeio chegam a 35%. Passagens e diárias para cursos e eventos estão vetadas, a não ser em casos extremos.

Gás de xisto
A Agência Nacional de Petróleo vai recorrer de lei estadual do Paraná que proibiu uma futura exploração no Estado do chamado gás de xisto. Em SC há movimentações para que também se estabeleça proibição por lei. A ANP não parece preocupada. Tanto que contratou empresa norte-americana para fazer perfurações em vários municípios do oeste e meio oeste de SC para analisar a viabilidade da exploração do produto.

Qualificação
Explica-se a lotação total do auditório da Fiesc, sexta-feira à noite para a palestra do economista Bernard Appy. Ele não é apenas diretor do Centro de Cidadania Fiscal. Alcançou uma fama e respeito nas últimas semanas por ser o mentor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/2019), em tramitação no Congresso Nacional, que cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e extingue cinco tributos (PIS, Pasep, Cofins, ICMS e ISS), que parece ser o sonho de 10 entre 10 empresários.

Sombras
Vereadores da CPI do Transporte Público da Câmara de Florianópolis visitaram quinta-feira, 11, o Centro de Controle Operacional para tentar entender melhor o funcionamento de todo o sistema e cálculo feito para o aumento tarifário. Saíram de lá com muito mais dúvidas de quando entraram. A certeza é que a tarifa é uma das mais caras do país e que o sistema funciona como um cartel disfarçado, há décadas. Cartel que sempre esteve umbilicalmente “ligado” com membros do poder Legislativo da Capital e, sempre, lógico, em prejuízo do usuário do serviço.

Arte
A já famosa galeria de arte da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, passa a contar a partir deste mês com a consultoria especializada do artista plástico e gestor cultural Edson Busch Machado. A convite da empresária Daniela Borges de Freitas, fará a curadoria artístico-cultural para a realização de exposições de arte contemporânea. Será também o novo responsável pela programação dos eventos de artes visuais e de lançamento de livros, apresentações musicais e performances de dança e teatro no pitoresco local sediado na Serra catarinense.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo