UBS do Águas Claras é primeira certificada em projeto do Ministério da Saúde

Unidade conta agora com certificado da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB)

UBS do Águas Claras é primeira certificada em projeto do Ministério da Saúde

Unidade conta agora com certificado da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB)

A Unidade Básica de Saúde do bairro Águas Claras foi a primeira a ser certificada pela Estratégia Amamenta Alimenta Brasil (EAAB) do Ministério da Saúde. A cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira, 21, e contou a com a presença de autoridades, profissionais de saúde e comunidade.

O objetivo da EAAB é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Para conseguir a certificação, desde 2015 quando iniciou as oficinas para implantação, foram planejadas diversas ações para a UBS, como grupo de gestantes, de puericultura, oficinas de papinhas, de sling, capacitação dos agentes de saúde, incentivo ao aleitamento materno e alimentação saudável com diferentes abordagens, entre outros.

No mês de setembro do ano passado mais 13 profissionais de saúde de Brusque participaram da Oficina de Formação de Tutores da EAAB. Ao todo a cidade conta com 20 tutores e todas as unidades estão participando de oficinas.

A diretora de Atenção Básica, Camila Granemann de Souza, explica que, com as capacitações, em breve Brusque contará com toda uma rede para trabalhar e incentivar a amamentação e alimentação saudável. “Nosso intuito é no futuro buscar a certificação para as demais unidades e ampliar o atendimento às famílias”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio