Único eclipse lunar total de 2019 acontece nesta segunda-feira
Observatório Astronômico de Brusque estará aberto a partir das 23 horas de domingo para quem quiser acompanhar o fenômeno
Observatório Astronômico de Brusque estará aberto a partir das 23 horas de domingo para quem quiser acompanhar o fenômeno
Entre a noite de domingo, 20, e a madrugada de segunda-feira, 21, acontece o único eclipse lunar total de 2019. O fenômeno iniciará a partir das 23h35 de domingo e será acompanhado de uma ‘superlua de sangue’.
O diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, explica que os eclipses lunares só ocorrem quando é lua cheia e por ocasião do alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. “Como o sol é um astro luminoso, e está no centro do sistema, faz com que a Terra juntamente com a Lua gire ao redor e muitas vezes ocorram os eclipses”, diz.
Segundo Souza, o fenômeno poderá ser observado em sua totalidade até às 2h41 de segunda-feira.
O Observatório Astronômico de Brusque estará aberto ao público a partir das 23 horas de domingo. O espaço está localizado na avenida Das Comunidades, junto a Faculdade São Luiz. Caso esteja nublado ou chovendo, o evento será cancelado.
“Vale a pena acompanhar os mais diversos aspectos na coloração da lua durante o eclipse, em alguns eclipses ela se torna mais escura, em outros mais avermelhada, isso devido a grande quantidade de poeira suspensa na atmosfera da terra que faz com que a lua mude de cor durante os eclipses”, destaca o diretor do Observatório.
Um outro eclipse total da lua visível inteiramente no Brasil só vai ocorrer em maio de 2022. No dia 16 de julho de 2019 somente as fases finais do eclipse serão visíveis no Brasil.