Unifebe inaugura espaço de atividades pedagógicas para estudantes da Saúde no Hospital Azambuja
Ambiente será utilizado por acadêmicos de Medicina
Ambiente será utilizado por acadêmicos de Medicina
Na manhã da terça-feira, 26, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) inaugurou no Hospital Azambuja, um espaço voltado às atividades didáticas e pedagógicas dos estudantes da área da Saúde. O ambiente com 276 metros quadrados possui sala de aula, sala de professores e estudos, além de banheiros, área de alimentação e recepção.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, o Espaço Unifebe, como foi nominado, foi projetado para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Medicina que hoje atuam no internato do Hospital Azambuja.
“Na Unifebe, a articulação entre teoria e prática é um dos pilares que norteiam o processo de ensino-aprendizagem e que impulsionam a qualidade do ensino. Este ano, nossos acadêmicos iniciaram o Internato Médico e passam grande parte dos seus dias no Hospital Azambuja. Foi pensando em tornar o Hospital uma verdadeira escola para esses estudantes, que o Espaço Unifebe foi projetado”, elucida o professor Gripa.
O local para a construção das salas foi cedido pelo próprio Hospital. Por meio do convênio firmado entre a universidade e o Azambuja, os estudantes vivenciam nos últimos dois anos da Graduação a realidade da profissão, visitando pacientes internados, discutindo casos, diagnósticos e tratamentos, em especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, tudo acompanhados diretamente por docentes supervisores e médicos preceptores.
“Para o futuro médico é essencial esse elo entre a academia e o mercado de trabalho. Ter esse espaço de acolhida e estudo, dentro do próprio hospital, tornará o Internato Médico uma fase ainda mais rica de aprendizado”, enalteceu o coordenador de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza.
O Espaço Unifebe
O ambiente projetado e executado pela equipe de engenharia e arquitetura da Unifebe levou em consideração uma área já existente no hospital. Um dos diferenciais da obra foi o padrão construtivo em estilo steel frame com fechamento em painéis de drywall.
Além de rápido para execução, considerando os convencionais, o padrão utilizou materiais menos agressivos ao meio ambiente e reduziu em 90% o consumo de água durante a obra.
Unifebe e Hospital Azambuja
Antes do desenlace da fita de inauguração, o diretor geral do Hospital Azambuja, padre Nélio Roberto Schwanke, enfatizou a importância da parceria entre as duas instituições. “Como estudante da primeira turma da Fundação Educacional de Brusque (Febe) e diretor do Hospital desde 1984, vejo o quanto a população tem sido beneficiada com o convênio firmado entre o Hospital e a Unifebe. Que essa parceria seja cada vez mais forte e contribua para a formação desses futuros médicos e para melhoria ao atendimento da nossa comunidade”, afirmou padre Nélio.
Ao encerrar a solenidade, a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, salientou o compromisso da instituição com educação de qualidade e com o desenvolvimento social e regional.
“Nosso intuito é que essa parceria se estenda futuramente para outros cursos da área da saúde, para que cada vez mais os estudantes pratiquem suas profissões e estejam perto da comunidade. É assim que vamos estreitando e fortalecendo laços importantes para construirmos uma sociedade melhor e mais desenvolvida”, complementou a reitora.
Também prestigiaram a entrega oficial do espaço, o vice-reitor da Unifebe, professor Sergio Rubens Fantini, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, o diretor técnico e médico do Hospital Azambuja, doutor Eugênio José Paiva Maciel, a Irmã Olinda Antônio Costa, o provedor do Hospital Azambuja, Ingo Fischer, o coordenador adjunto do curso de Medicina da Unifebe, professor Antônio de Pádua Santos Lanna, a assessora pedagógica do curso, professora Júlia Wakiuchi, a coordenadora do Internato Médico, professora Caroline Anne Lucas Leite Resner, os arquitetos responsáveis pelo projeto, Karol Diego Carminatti e Gabriela Ebele Schaefer, a engenheira projetista, Angélica Cristina de Souza, além dos engenheiros da Dimensional Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, Emerson Azevedo, Gilmar Appel e Rafael Antunes Piva, a presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE Unifebe e acadêmica de Medicina, Camila de Almeida, e demais professores e estudantes da instituição.
Leia também:
1. VÍDEO – Defesa Civil de Brusque comenta evolução do nível do rio Itajaí-Mirim após chuvas
2. Mulher morre após se engasgar com pedaço de carne em Camboriú
3. “Meu vizinho pensou que era um arrastão”: amigos correm para tirar carros da rua após chuva de granizo em Brusque
4. Manifesto contra aborto é realizado na Câmara de Guabiruba e vereadores enviam nota de repúdio ao STF
5. Eleição em Brusque: veja como foi o desempenho dos candidatos em cada bairro
Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia: