Unifebe lança Cervejaria Escola em parceria com a Zehn Bier

Curso terá foco na prática para formar profissionais prontos para o mercado

Unifebe lança Cervejaria Escola em parceria com a Zehn Bier

Curso terá foco na prática para formar profissionais prontos para o mercado

Com o objetivo de qualificar o mercado cervejeiro do estado – cada vez mais importante -, o Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e a cervejaria Zehn Bier criaram uma Cervejaria Escola. O evento de lançamento foi prestigiado por empresários e gente do ramo nesta terça-feira, 10.

A Cervejaria Escola contará com cursos de curta duração e de extensão para cervejeiros principiantes, intermediários e avançados. Mas o principal diferencial é a especialização em Tecnologia Cervejeira.

O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, explica que a Unifebe já prestava atenção ao mercado cervejeiro há bastante tempo, quando criou o curso de Engenharia Química. Ali foi o embrião da ideia que se materializou nesta terça-feira.

Sócio da Zehn Bier, Fernando José de Oliveira diz que a cervejaria precisa de análises laboratoriais para manter a uniformidade das suas fórmulas. Antes de ter Engenharia Química na Unifebe, enviava para outras cidades, mas desde então virou parceira da instituição de ensino.

A relação estreita da empresa com o centro universitário resultou na criação da Cervejaria Escola. Para o reitor, a parceria não poderia ser melhor, pois alia um local de ensino com o mercado, o que propicia o aprendizado na prática.

Os alunos terão aulas teóricas na Unifebe, e práticas, na Zehn Bier. Esse intercâmbio é visto com bons olhos pelos envolvidos, pois os alunos terão mais experiência na prática e sairão mais preparados para atender a um mercado cada vez mais exigente e carente de profissionais qualificados. Santa Catarina é destaque nacional na produção de cervejas artesanais e especiais.

“Já temos talento humano e os laboratórios, e agora a cervejaria”, afirma Pertschy. Ele informa que o corpo docente para ministrar as aulas da especialização é formado por profissionais qualificados e especialistas nos seus campos de atuação.

Para Oliveira, a abertura da Cervejaria Escola é importante não só para a Zehn Bier, mas para todos na região. Hoje, a mão de obra qualificada é escassa. Um exemplo é que o mestre cervejeiro da Zehn veio do Grupo Petrópolis.

O empresário avalia que a tendência é ter mais bons profissionais à disposição de toda a região dentro de dois anos com a especialização e os cursos de extensão.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio