Unimed Brusque é destaque nas áreas de Sustentabilidade e Atendimento ao Cliente no Estado
Cooperativa recebeu reconhecimento pela atuação em ambas as áreas
Cooperativa recebeu reconhecimento pela atuação em ambas as áreas
A Unimed Brusque conquistou por mais um ano consecutivo o Prêmio Sustentabilidade 2019 como Destaque da Unimed Santa Catarina, na categoria Cooperativa de Médio Porte. Em 11 edições do prêmio, esta foi a sétima vez que a Cooperativa brusquense obteve o reconhecimento estadual, que avalia o conceito e a cultura de sustentabilidade na gestão da Cooperativa.
Para isso, a Unimed/SC avalia os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Assim, além de um questionário, foram avaliados critérios como a classificação econômico-financeira da Cooperativa, e o desenvolvimento do Balanço Social e do Selo de Governança e Sustentabilidade da Unimed Brasil.
Outros indicadores, como: ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), código de conduta, campanhas como “Eu Ajudo na Lata”, além da participação em programas estaduais como “Viver Bem na Escola” e “Esporte Comunitário”, o desenvolvimento da Política de Sustentabilidade da Unimed/SC, entre outros, também foram considerados.
“É mais um ano de reconhecimento, de que as ações que estão sendo feitas na Unimed Brusque estão no caminho certo, já que a cada edição conseguimos atender os requisitos da premiação e incluir os critérios de sustentabilidade dentro da estratégia da organização. E este prêmio é justamente uma forma de estimular para que as Cooperativas incorporem as questões de sustentabilidade em seus processos de gestão, como a Unimed Brusque tem feito”, comenta a assistente social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns.
Outra conquista de destaque da Unimed Brusque foi na área de Atendimento ao Cliente. Na premiação “Cliente + Intercâmbio”, que mensura a qualidade do atendimento de uma Cooperativa para com clientes de outras Unimeds do Estado, a Unimed Brusque obteve o Selo Ouro.
A avaliação leva em consideração não só a área de atendimento do cliente, mas outros setores, como colaboradores da própria Cooperativa; processos de atendimento e auditoria médica; e relacionamento com o cliente baseado no atendimento e pesquisa. Além disso, há uma visita presencial de um ‘cliente oculto’.
“É como se fosse um cliente de intercâmbio. Ou seja, um avaliador vem até a sede da Cooperativa como um cliente e, baseado em todos os critérios, analisa os indicadores da Cooperativa”, explica o gerente operacional da Unimed Brusque, Valmir Coelho.
As Unimed que atingem a pontuação entre 97 a 98.99 recebem o Selo Prata e as que se classificam com notas acima de 99, são classificadas como Selo Ouro.
Este foi o segundo ano consecutivo que a Unimed Brusque atingiu a classificação máxima. “É um esforço muito grande mantermos esse padrão de atendimento, já que todos os anos a ANS, que é a agência reguladora, determina novas regras, o que exige um esforço para nos adaptarmos e mantermos a mesma qualidade. Além disso, esse prêmio é o resultado do trabalho de todos os colaboradores da Cooperativa em suas mais diversas áreas de atuação”, completa Coelho.