Conteúdo exclusivo para assinantes

Usuários de unidades de saúde de Brusque têm aulas de yoga

Atividade é realizada nos bairros Águas Claras, Cedrinho e Santa Luzia

Usuários de unidades de saúde de Brusque têm aulas de yoga

Atividade é realizada nos bairros Águas Claras, Cedrinho e Santa Luzia

Desde o início do ano, a comunidade dos bairros Águas Claras, Cedrinho e Santa Luzia conta com aulas de yoga oferecidas em suas Unidades Básicas de Saúde.

A atividade faz parte do programa Academia de Saúde, do governo federal e, atualmente, conta com a participação de 45 adultos e outras 50 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Clara Maria Furtado, no Santa Luzia.

De acordo com a educadora física responsável pelo projeto, Jaqueline Marcos dos Santos, a yoga é praticada seguindo a metodologia indiana visando melhorar o equilíbrio, a postura e o lado emocional dos usuários.

As mulheres são maioria no programa que é realizado uma vez por semana em cada bairro e tem duração de uma hora. Jaqueline diz que a intenção é expandir a atividade para outros bairros de Brusque a partir do ano que vem para que mais pessoas sejam beneficiadas. “A atividade é aberta a toda comunidade”.

Crianças do CMEI Clara Maria Furtado também participam do projeto | Foto: Divulgação

A professora destaca que os praticantes de yoga já estão sentindo os resultados da nova atividade que contribui consideravelmente para uma melhor qualidade de vida. “A yoga é uma prática que vai auxiliar na redução do estresse, da ansiedade, eles aprendem a melhorar a respiração, além do aumento da flexibilidade e do autoconhecimento”.

As crianças, com idade entre seis meses a cinco anos, também estão incluídas no projeto que, para elas, é realizado dentro da escola. Jaqueline diz que para elas, a yoga é trabalhada de forma diferente, com uma metodologia mais lúdica. “Tentamos sempre trabalhar valores com respeito, amizade, todos os valores sociais com a yoga, além de contribuir com a melhora das funções psicomotoras das crianças”.

O projeto da yoga nas unidades de saúde está ligado à Academia da Saúde, que é um programa da atenção básica. A Academia da Saúde, de acordo com Jaqueline, é uma estrutura diferenciada que dá suporte aos profissionais para desenvolverem atividades em grupo.

“É uma diretriz do Ministério da Saúde. A ideia é que as pessoas possam ir até esse polo e fazer as atividades de promoção e cuidados com a saúde. Além da prática esportiva, tem também a arteterapia”.

Atualmente, somente o polo da região de Santa Luzia está ativo em Brusque.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio