Venda de produtos licenciados do Brusque satisfaz departamento, que elabora novidades

Marco inicial foi cerveja; bonés, camisetas, chinelos e mochilas são comercializados, buscando expansão da marca

Venda de produtos licenciados do Brusque satisfaz departamento, que elabora novidades

Marco inicial foi cerveja; bonés, camisetas, chinelos e mochilas são comercializados, buscando expansão da marca

Além do acesso à Série C e do título brasileiro na Série D, o 2019 do Brusque foi marcado também por medidas extracampo, que ajudaram no estreitamento das relações entre clube e torcida, e parte das ações está na elaboração de produtos licenciados do quadricolor. Desde a cerveja comemorativa do título catarinense de 1992 a chinelos, copos, uniformes infantis e os demais produtos lançados ao longo do ano, as avaliações têm sido positivas.

A cerveja, produzida pela Make Your Beer – Beer ID, foi lançada em janeiro. A ideia inicial, que não foi posta em prática, era integrar a cerveja a um kit com uma caixa estilizada, com um copo, um porta-copo e um encarte com a história da conquista do Campeonato Catarinense de 1992.

Vendida na rede de supermercados Archer, a cerveja tinha o preço inicial sem promoções de R$ 22,54. No primeiro momento, o preço acabou travando o entusiasmo do torcedor. Com esta dificuldade inicial, os preços foram diminuídos até que chegassem a uma faixa entre R$ 5 e R$ 10, causando o esgotamento dos lotes.

“As vendas foram boas, apesar do preço, que assustou o público no começo. Foi por questão do supermercado, que definiu o valor. Tudo que foi produzido foi vendido. A questão era preço, não a qualidade. Quando o preço foi diminuído, acabaram os estoques”, comenta o gerente de Comunicação e Marketing do Brusque, Sandro Ortiz, que afirma que o clube estuda lançar uma nova edição da cerveja, desta vez comemorativa do título da Série D.

Diversos produtos foram lançados ao longo do ano. Mochila, bonés, chinelos, sacolas, copo e uniformes infantis, baseados nos originais da Umbro lançados no fim de 2017. Camisetas femininas baby-look também foram lançadas, e camisetas de treino e passeio da Umbro também foram disponibilizadas. Mais recentemente, foi lançado também um modelo de jaqueta corta-vento.

Ortiz avalia as vendas como satisfatórias, lembrando que o boné do “Marrecão Furioso”, como foi batizado, foi um dos principais sucessos, assim como os uniformes infantis e os copos. Com pedidos que buscavam evitar encalhe de materiais, o clube precisou repor os estoques algumas vezes, conforme relata Ortiz.

“Buscamos algumas empresas específicas para a produção dos itens. Não temos muitos recursos para investir, então tem que ser algo bem certeiro. Foram algumas empresas escolhidas, fornecedores que já trabalharam com outros clubes, e que entregaram tudo sempre no prazo.”

Cervejas comemorativas do título de 1992 deram início a uma série de lançamento | Foto: Divulgação

TV Bruscão: sucesso e controvérsias

Criada em fevereiro de 2019, a TV Bruscão é um canal oficial de comunicação do clube baseado no YouTube e com perfil no Instagram. Na plataforma MyCujoo, a TV Bruscão transmitiu partidas da Série D do Campeonato Brasileiro. A iniciativa traz vídeos de bastidores, promocionais e o programa de bate-papo Resenha de Respeito, transmitido na página do clube no Facebook.

O objetivo é tornar o torcedor mais próximo do Brusque, conhecendo mais o cotidiano do elenco e da comissão técnica. A médio e longo prazo a ideia é desenvolver no canal uma programação semelhante à de uma televisão, com programas de entretenimento, games e noticiários. O projeto tem sido elogiado por torcedores e ganhou vida com a iniciativa dos integrantes Fabrício Wippel, Fabiano Peixer e Luan Silva.

Em algumas ocasiões, a abordagem do canal nas redes sociais gerou controvérsias com torcedores de equipes adversárias e com a imprensa. Após a final da Série D contra o Manaus na Arena da Amazônia, uma postagem no perfil da TV Bruscão no Instagram teve teor hostil, mandando a torcida adversária “chupar essa manga”. Foi uma resposta após o quadricolor ter conquistado o título sob o forte calor da capital amazonense e diante de uma multidão de torcedores, dois dos trunfos do oponente. Algumas respostas a torcedores do Manaus na postagem seguiam no mesmo tom. Depois de algumas horas, foi feita uma edição no texto.

Na transmissão de Juazeirense (BA) 1×0 Brusque, na ida das quartas de final, Ortiz precisou atuar como narrador. A narração do gol de Cesinha contou com palavrão no meio e teve tom de perplexidade e desânimo. Alguns torcedores do adversário acharam graça do brusquense surpreso com o gol da derrota, enquanto outros viram como desrespeito e reclamaram do trabalho.

“A TV Bruscão é feita por torcedores apaixonados pelo clube, que trabalham ali por paixão, não recebem por isto. Claro que às vezes vamos errar, vamos ser infelizes, vamos criar postagens do “chupa essa manga”, vamos aprender. Hoje no futebol toda colocação é levada como desaforo, desrespeito, e é na verdade desabafo, uma brincadeira. Eu vejo dessa forma. Entendo que a imprensa peça mais profissionalismo por ser um canal oficial do clube”, defende Ortiz.

“O torcedor do Manaus elogiou muito o nosso trabalho, mesmo depois daquele episódio. Entenderam a brincadeira, e vejo com bons olhos. Claro que seremos cobrados sobre mais imparcialidade, fair-play, mas a gente acredita muito neste formato. Os números têm mostrado”, completa.

Até o fechamento desta matéria, a TV Bruscão possuía 1.625 inscritos no YouTube e 3.331 seguidores no Instagram. No YouTube, o recorde de visualizações foi do vídeo com bastidores do primeiro jogo da final da Série D: 2.808. O canal no MyCujoo soma mais de 297 mil visualizações. Transmissões de partidas vinculadas exclusivamente ao canal acumulam quase 190 mil visualizações.

 

 

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