X
X

Buscar

Vereador pede apoio de entidades para colocação de corrimões em estabelecimentos comerciais

Idosos reclamam que têm receio de subir degraus, principalmente no Centro de Brusque

A dificuldade que muitos idosos têm em acessar o piso superior de estabelecimentos comerciais de Brusque incentivou o vereador Ivan Martins (PSD) a realizar uma indicação na Câmara.

Ele solicitou que entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação de Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) promovam, junto aos seus associados, campanhas de conscientização nos estabelecimentos. O objetivo é que estes empresários sejam sensibilizados e instalem corrimões em locais que possuam escadarias.

O vereador conta que o problema atinge vários estabelecimentos do município, principalmente do Centro. As reclamações, segundo ele, foram muitas, o que lhe preocupa. “A maioria dos idosos que chegaram até mim relatam a dificuldade em acessar o piso superior”, diz Martins, que destaca que a intenção é prevenir possíveis acidentes.

“Até agora não tive registro de acidentes, mas queremos evitar um dano maior, que pode, inclusive, dependendo a circunstância, ser fatal”. A medida, diz o vereador, é simples: é somente colocar os corrimões.

“Pedimos que as entidades levem essa sugestão aos lojistas e colaborem com os idosos, e também com deficientes”.

Antônio Ramos, de 87 anos, morador do Centro, é um dos idosos que têm dificuldade em acessar alguns estabelecimentos da cidade. Ele conta que a grande maioria dos edifícios da avenida Arno Carlos Gracher (Beira Rio) – como o de uma empresa de internet e telefonia -, não há corrimão.

Outra empresa da avenida Cônsul Carlos Renaux também deixa a desejar no quesito acessibilidade. “Pra mim é uma dificuldade subir cinco degraus sem corrimão. Se der uma tropeçada e cair, me quebro todo”, diz.

Idosos possuem dificuldade em acessar pisos superiores em estabelecimentos de Brusque/ Daiane Benso

Ideia é abraçada
Tanto a CDL como a AmpeBr se mostraram dispostas a orientar seus associados quanto a questão da acessibilidade.

O gestor executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira, afirma que são solidários à causa e que já orientaram em outras oportunidades os lojistas a fazerem readequações para melhor atender seus clientes. Além disso, no site da entidade, há uma cartilha de acessibilidade que disponibiliza mais informações sobre o assunto.

“Queremos despertar cada vez mais a conscientização dos estabelecimentos. Orientamos que promovam a acessibilidade e mostramos que isso, inclusive, aumentará o fluxo de clientes. É preciso que haja preocupação com idosos, com os deficientes”, ressalta.

Para o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, é necessário cada vez mais o aprofundamento deste debate. Ele sugere que as modificações se estendem, além do comércio, para as vias públicas de Brusque.

“Acredito que podemos orientar nossos associados e também visar um trabalho de reestruturação nas calçadas públicas, pois além de embelezar a cidade, trará acessibilidade aos idosos e às pessoas com deficiência. Isso é uma questão de respeito”.

Adaptações
A indicação de nº 580/2017 de Ivan Martins ainda diz que compete à sociedade como um todo proteger e amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na sociedade. Conforme o documento, a maior causa de fraturas e internação de pessoas idosas é resultante de quedas.

Além disso, afirma que há muitas edificações antigas na cidade que abrigam comércios, prestadores de serviços e demais entidades de atendimento ao público, bem como, parte dessas edificações não estão adaptadas em relação a acessibilidade, principalmente no que diz respeito às escadarias.