Câmara aprova lei que torna SJB Rugby Clube instituição de utilidade pública
Aprovação da lei possibilita que equipe receba apoio financeiro do poder público
Aprovação da lei possibilita que equipe receba apoio financeiro do poder público
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, em primeira votação e discussão, o projeto de lei que declara o SJB Rugby Clube como instituição de utilidade pública. O projeto foi apresentado pela vereadora Rúbia Tamanini (PSD), após acompanhar o trabalho da equipe de São João Batista.
Fundado em 2017, o time conta com 32 atletas adultos e outras 25 crianças e adolescentes, e foi idealizado pelo treinador, o uruguaio Marcelo Meoqui.
Os treinos do rugby ocorrem nas quartas-feiras e sábados para as crianças, e segundas-feiras e sábados para os adultos. São utilizados os campos do Estádio Municipal Valério Gomes Neto e da Escola de Educação Fundamental Alice da Silva Gomes. Entretanto, a intenção da equipe é ter uma sede própria para ter mais autonomia e independência para a realização de treinos e amistosos.
Durante a discussão do projeto, o vereador Leôncio Paulo Cypriani (MDB) frisou que o esporte é o caminho que se chega à educação. “E é pela educação que teremos um Brasil melhor. Vejo a aprovação desse projeto como um incentivo da Casa em reconhecer o time como utilidade pública para que possa congregar mais jovens para o esporte”, diz.
O vereador Fábio Norberto Sturmer (PP) pediu ainda a atenção do poder público na questão de espaço para os treinos, que hoje é escasso. Já o vereador Milson da Silva (MDB) destacou a importância da criação de mais opções no esporte. “Esta é uma boa saída para tirar as crianças das ruas e do mau caminho”, avalia.
Autora do projeto, Rúbia conta que já participou de alguns treinos da equipe, e como professora na escola Alice da Silva Gomes, já percebeu diversas mudanças no comportamento e disciplina dos alunos que ingressaram no rugby. “É um esporte com muitas regras, disciplina e respeito pelas pessoas também fora de campo. E isso tem refletido muito nas notas em sala de aula”, comenta.
O presidente Éder Vargas (MDB) se colocou ainda à disposição do SJB Rugby Clube para busca de recursos para o time. Com a declaração de utilidade pública, a equipe pode pleitear apoio financeiro do poder público.
Wi-fi nas praças
O vereador Éder Vargas (MDB) fez uma indicação durante a sessão para que o poder Executivo disponibilize internet Wi-fi gratuita em todas as praças municipais e em outros locais públicos.
Ele lembrou que a praça Benjamin Duarte, ao lado da ponte “velha”, já possui a internet móvel gratuita. “Peço que amplie esse serviço para todas as praças, para que as pessoas que frequentam esses espaços permaneçam conectadas e até como incentivo para que utilizem mais esses locais para lazer em família”.
Espaço aos idosos
Em virtude da necessidade de um local voltado às atividades dos idosos no bairro Carmelo, o vereador Fábio Norberto Sturmer (PP) solicitou que a administração municipal, por meio de permissão de uso ou outro meio legal, ceda um espaço da antiga escola, na rua Pedro Luz. Com isso, o grupo de idosos poderá desenvolver projetos também naquele bairro.
Ele ainda pediu para que a prefeitura solicite à direção do Hospital Municipal Monsenhor José Locks uma mudança no procedimento de atendimento para que as pessoas possam ser atendidas com acompanhante.
“Hoje apenas menores de 18 anos ou idosos podem entrar no consultório com acompanhante, mas tem diversos casos que a pessoa necessita de uma pessoa junto, salvo é claro, nos procedimentos que realmente não possam ser realizados com outra pessoa na sala”, reforçou.
Miss São João Batista Mirim é apresentada aos vereadores
Os vereadores de São João Batista receberam, no fim da tarde desta segunda-feira, 1º, antes do início da sessão, a visita da Miss São João Batista Mirim, Hillary Nicole Silva, 8 anos. A menina estava acompanhada da mãe, Rosangela Martins, a Cristal.
Hillary foi coroada no sábado, 23, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, em Tijucas. Ela deve agora concorrer ao Miss Santa Catarina, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de junho, também em Tijucas.
A mãe conta que a menina sempre foi muito ligada aos concursos e à moda. Por isso, assim que viu o anúncio do concurso logo questionou sobre o desejo da filha em participar. “Ela aceitou e então fomos atrás para participar. Primeiro ela passou por um concurso, em Blumenau, junto a Petit Produtora”, conta.
Para a participação da filha, Cristal afirma que trabalha bastante a questão psicológica, explicando as possibilidades de ganhar ou perder. “Meu grande medo é de agora ir para um concurso maior, não conseguir e acabar se frustrando. Por isso sempre digo a ela sobre as chances”, diz a mãe.
Ainda durante a tarde, Hillary foi apresentada ao prefeito Daniel Netto Cândido. Após a visita também na Câmara de Vereadores, a Miss São João Batista Mirim prestigiou a sessão.
Para esta nova etapa do concurso, a mãe diz que será necessário providenciar roupas de gala e sapato. “É tudo muito recente e muita novidade para nós que nunca tínhamos participado de nada. Agora vamos atrás do que foi pedido, e de possíveis patrocinadores”, comenta.