VÍDEO: Bebê nasce no carro a caminho do hospital, em Brusque
Contrações ritmadas começaram por volta das 13h e criança nasceu às 14h25
Contrações ritmadas começaram por volta das 13h e criança nasceu às 14h25
Um casal de Brusque teve o filho dentro do carro a caminho do hospital. A criança nasceu na tarde desta segunda-feira, 7, por volta das 14h30. O casal havia realizado um chá de revelação online durante à pandemia, em maio. A mãe, Lizandra Pühler Nazario, 28 anos, começou a sentir as contrações durante a madrugada. No entanto, como elas não eram ritmadas, ou seja, não aconteciam em um intervalo de tempo específico, o casal preferiu esperar.
As contrações seguiram durante toda a manhã. Ela e o esposo, Thiago Gomes Nazario, 30, foram almoçar por volta das 13h quando as contrações pegaram ritmo. A partir disso, tudo aconteceu muito rápido, conforme relatam os pais.
Eles começaram a cronometrar o intervalo entre uma contração e outra e chamaram a doula – mulher que auxiliar a grávida durante o parto. Com o ritmo mais frequente, o casal decidiu ir ao hospital.
A mãe conta que quando o trabalho de parto ficou ritmado, por volta das 13h, o intervalo entre uma contração e outra foi muito rápido. “Eu falei para a doula que achava que ele ia nascer em casa, então nós corremos para o hospital”.
Thiago estava dirigindo e Lizandra estava na parte de trás do veículo com a doula. O tempo entre as contrações foi diminuindo cada vez mais e no meio do caminho a gestante sentiu vontade de fazer força.
“Na rótula do Angeloni ela sentiu uma contração que expeliu a cabeça dele, isso dentro do carro. Chegamos no hospital, eu parei o carro e ela terminou de ter a criança dentro do carro. Nós demos entrada no hospital com ele no colo”, conta o pai. O pequeno Bernardo nasceu às 14h25.
Um vídeo gravado pela doula mostra a mãe sendo atendida na porta do hospital. O pai cortou o cordão umbilical do bebê.
O bebê estava previsto para nascer no dia 27 de setembro. “Na quarta ou quinta-feira agora ele já poderia nascer porque estava no prazo. Existe uma média de 30 dias para frente ou para traz, mas ele nasceu um pouquinho antes do mínimo do que esperávamos”.
O casal segue internado no hospital para os procedimentos médicos e em breve devem receber alta. No entanto, eles afirmam que estão bem e se sentem realizados. “Não foi um parto exatamente como nós queríamos, mas foi até melhor por não ter todas aquelas horas de trabalho de parto. Foi bem tranquilo, apesar do susto”, explica o pai.
“Superou as expectativas por ter sido muito rápido. Foram duas surpresas, o fato de vir um pouco antes do tempo dele e a forma como tudo aconteceu”, diz a mãe.