VÍDEO – Casa que tinha risco de desabar é demolida no Azambuja

Residência já estava desocupada

VÍDEO – Casa que tinha risco de desabar é demolida no Azambuja

Residência já estava desocupada

Na tarde desta sexta-feira, 6, a residência, que apresentou danos na estrutura após as chuvas da quarta-feira, 4, e havia risco de desabamento, foi demolida. A casa estava localizada na rua João Vanolli, no bairro Azambuja, em Brusque.

Imagens enviadas ao jornal O Município mostram o momento que a residência é demolida por uma retroescavadeira. A casa já estava desocupada há meses. 

Briga na justiça

A casa foi motivo de briga judicial. Vizinhos estavam preocupados que um possível desabamento da casa atingisse outros imóveis e acionaram a justiça pedindo que o dono do imóvel fizesse obras de contenção. Porém, a indicação está sendo descumprida, ocorrendo multa pelo descumprimento.

A reportagem conversou com familiares do proprietário da casa na quinta-feira, 5, e também nesta sexta-feira, 6. O parente, que não quis se identificar na matéria, disse que um dos motivos da casa ter chegado ao estado de risco de desabamento seria uma escavação que teria sido feita por um dos vizinhos. Este caso está na justiça. 

Confira o vídeo:

Defesa Civil

A Defesa Civil de Brusque ainda na quarta-feira, 4, emitiu uma ocorrência sobre a situação da casa recomendando a demolição emergencial da residência danificada.

Confira todas as medidas divulgadas pela Defesa Civil:

  • Emergencialmente, recomenda-se a demolição da residência vizinha visto ao agravamento das patologias e iminente risco de colapso da estrutura, bem como a possível inviabilidade financeira de recuperação da estrutura (relação custo-benefício);
  • Posteriormente a demolição da residência vizinha recomenda-se a realização de obras de estabilização e contenção do talude, a fim de conter os processos erosivos existentes; bem como a elaboração de projeto e execução de sistema de drenagem para fazer o transporte das precipitações pluviométricas que ocorrem no talude;
  • Deverá ser realizado o monitoramento constante de possíveis movimentações do solo do talude, bem como desmoronamento de material que possa atingir a propriedade solicitante;

“Vale lembrar que o documento não autoriza serviços em terreno vizinho sem o consentimento do mesmo, nem outras atividades além das listadas, apenas indica a presença ou não de risco”, disse a Defesa Civil no documento.


Assista agora mesmo!

Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo