Eleições 2018: Vídeo de prefeito e vice de Guabiruba irrita Luciano Hang
Os dois incluíram petistas entre os candidatos que têm compromisso com o município
O prefeito e o vice-prefeito de Guabiruba, Matias Kohler e Valmir Zierke, divulgaram um vídeo, nesta semana, no qual listam candidatos que “têm compromisso com Guabiruba” para serem votados nas eleições deste domingo, 7.
Dentre os citados estão petistas, o que desagradou o empresário brusquense Luciano Hang. O dono da Havan respondeu com outro vídeo, gravada na Fenarreco, no qual afirma que os dois vão ser “enxotados” de Guabiruba.
O primeiro vídeo foi gravado pelo prefeito e vice para informar os guabirubenses quais os deputados federais e estaduais que têm compromisso em ajudar o município, na visão deles.
Na gravação, Kohler e Zierke citam políticos de diversos partidos que já enviaram recursos à prefeitura. Dentre eles estão Angela Amin (PP), João Amin (PP), Cesar Souza Junior (DEM), por exemplo.
Eleições 2018: prefeitos da região definem voto para presidente
Os dois também citam que Paulo Sestrem (PRP), Jones Bosio (DEM), Jean Pirola (PP) e outros candidatos têm compromisso para, se eleitos, ajudar o município de alguma forma. Dentre os citados estão petistas.
“Ana Paula [candidata a deputada federal] com toda a justiça, o PT é nosso aliado no município. Temos que lembrar com muito carinho da Ana Paula e do Décio [candidato ao governo do estado], que nos trouxeram bastante recursos nestes cinco anos de governo”, afirmou Kohler.
No mesmo vídeo, ele cita que Paulo Eccel, ex-prefeito de Brusque, também ajudou Guabiruba quando era deputado estadual.
No fim da gravação, o prefeito diz que a divulgação dos nomes é uma questão de justiça. “Temos opções mais que suficientes para votar em bons candidatos. Como sempre falamos, quem ajudar Guabiruba, na eleição, vai ser lembrado. Tem candidatos de vários partidos, inclusive que não estão aliados conosco, mesmo assim reconhecemos e fazemos justiça reconhecendo seu apoio”.
A inclusão do casal de políticos do PT e de Paulo Eccel provocou reação de Hang, que gravou um vídeo em resposta, no qual condenou a atitude de Kohler e Zierke.
“Estou na Fenarreco, aqui em Brusque, e vi um vídeo muito triste. Me mostraram que o prefeito e o vice-prefeito de Guabiruba, cidade de gente trabalhadora, apoiam a ‘petezada’. Pessoal da Guabiruba, mandem esse pessoal embora. É uma vergonha, prefeito e vice-prefeito vão ser enxotados de Guabiruba. Guabiruba é terra de gente honesta e trabalhadora que não aceita petista. Que vergonha apoiar petista, prefeito”, disse Hang.
Com o vídeo circulando, prefeito e vice voltaram a se manifestar. “Fizemos um reconhecimento a todos os que já ajudaram Guabiruba ou têm compromisso conosco nos próximos quatro anos”, afirmou Kohler.
“Primeiro, que ninguém vai nos enxotar de Guabiruba porque fazemos o trabalho que Guabiruba sempre quis que fosse feito. Segundo, respeitamos a falta de simpatia que o Luciano tem com o PT. Mas isso não nos leva a abrir mão dos nossos princípios, sempre declaramos que estaríamos reconhecendo aqueles que nos ajudaram nestes cinco anos e oito meses de governo”, disse Kohler.
Zirke também se manifestou: “temos certeza que estamos fazendo a coisa certa para o nosso município”.
“Ao Luciano, nosso respeito como empresário, investidor, empresário pujante, estrategista, inteligente, que está aproveitando o marketing que a mídia nacional oferece para ele, isso é inteligência, porque não. Mas respeito. Não podemos sair de um radicalismo para outro”, disse Kohler.
Após, Luciano Hang respondeu novamente o prefeito e o vice. Segundo ele, não é possível “servir dois mestres”, ou seja, na seria plausível declarar voto em Jair Bolsonaro para presidente e em candidatos petistas para outros cargos.
No mesmo vídeo, o empresário afirma que Zierke continua com vínculos com o PT. O vice-prefeito foi filiado ao Partido dos Trabalhadores, mas hoje está no PP, assim como Matias Kohler.