VÍDEO: Turismo de Guabiruba recebe denúncia de aglomeração na trilha das minas abandonadas

Caso ocorreu no fim de semana e foi encaminhado ao ICMBio, já que local está dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí

VÍDEO: Turismo de Guabiruba recebe denúncia de aglomeração na trilha das minas abandonadas

Caso ocorreu no fim de semana e foi encaminhado ao ICMBio, já que local está dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí

A Secretaria de Turismo de Guabiruba recebeu denúncias sobre a realização de uma festa na trilha das minas abandonadas, no bairro Lageado Alto, no fim de semana.

O local, que é bastante procurado por aventureiros, fica dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí e, assim como outros pontos turísticos da cidade, está com seu acesso proibido devido à pandemia da Covid-19.

No vídeo, um grupo de pessoas está reunido, sem máscaras, se divertindo com churrasco e música no local. Vários veículos também aparecem nas imagens que foram postadas nas redes sociais, mas logo depois excluídas.

O secretário de Turismo de Guabiruba, Andrei Muller, afirma que o autor da postagem nas redes sociais já foi identificado. Porém, como o local onde ocorreu a festa é dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí, a denúncia foi encaminhada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Encaminhamos e reforçamos a denúncia à diretoria do parque, pois além de descumprirem os decretos municipais, estão violando a portaria do parque que suspendeu as atividades no local”.

O vídeo foi enviado à Secretaria de Turismo no domingo, via WhatsApp. De acordo com Muller, as possibilidades de punição para o grupo estão sendo analisadas, mas vão depender, primeiramente, de um posicionamento da diretoria do parque, pois o local onde ocorreu a festa é área federal, de responsabilidade do ICMBio.

O secretário destaca que esta é a primeira vez que chega ao conhecimento da pasta uma situação de aglomeração e desrespeito às regras na trilha das minas abandonadas durante a pandemia da Covid-19. Anteriormente, a prefeitura teve problemas com aglomeração e vandalismo no Morro Santo Antônio, no Lageado Alto.

No Morro São José, no Aymoré, outro ponto turístico bastante procurado em Guabiruba, o acesso também teve que ser fechado durante a pandemia porque nos horários de nascer e pôr do sol, estavam sendo registradas aglomerações.

“Primeiro proibimos o acesso de carro e moto, as pessoas estavam respeitando, mas com o avanço da pandemia na cidade e região, tivemos que proibir o acesso, porque estavam subindo a pé e dava muita gente lá em cima nos horários de pico”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo