Vistorias identificam pontos críticos de descarte irregular de lixo em Guabiruba
Ambos são locais sem construções próximas e que possuem cursos de água
Ambos são locais sem construções próximas e que possuem cursos de água
A Secretaria de Meio Ambiente de Guabiruba identificou dois pontos críticos de descarte irregular de lixo durante as vistorias de rotina. Um na rua Schifferbruch, no bairro Lageado Baixo, e outro na via Independência, acesso que une os bairros Centro e São Pedro.
Ambos são locais sem construções próximas e que possuem cursos de água. A prefeitura está tomando as medidas cabíveis quanto a limpeza e isolamentos pontuais.
A secretaria alerta para a gravidade de tal atitude e adverte sobre a necessidade da consciência ambiental e da denúncia. “Temos uma área de preservação permanente no curso de água, que no município é de 30 metros. Esse depósito está sendo nesta área e dependendo do tipo de lixo pode gerar contaminação da água”, alerta a secretária de Meio Ambiente, Bruna Eli Ebele.
Ela explica que além da gravidade em relação à contaminação da água, o lixo pode prejudicar o escoamento das águas da chuvas, como registrou-se no município na semana passada, em que um tambor de plástico obstruiu a passagem, sendo a principal causa do alagamento da rua Carlos Zabel, Lageado Baixo. “A população deve denunciar quando observar algo nesse sentido, pois a pessoa está cometendo um crime ambiental e vai responder por esse delito”.
As denúncias podem ser enviadas de forma anônima ou identificadas para o e-mail [email protected] ou pelo telefone 3308-3100 com a Secretaria de Meio Ambiente.