Vizinhos fazem manifestação contra Casa de Passagem

Moradores e comerciantes da rua Hercílio Luz temem aumento da criminalidade e queda da procura pelo comércio local

Vizinhos fazem manifestação contra Casa de Passagem

Moradores e comerciantes da rua Hercílio Luz temem aumento da criminalidade e queda da procura pelo comércio local

Um grupo de moradores e comerciantes da rua Hercílio Luz realizou no final da tarde desta quinta-feira, 18 de abril uma manifestação pacífica contra a instalacão da Casa de Passagem no local. O protesto foi organizado pela comunidade e pretende fazer com que a prefeitura, que anunciou o empreendimento no dia 9 de abril, mude de ideia com relação ao local do abrigo para moradores de rua. 

Um dos líderes do manifesto, o comerciante Paulo Boni, afirma que além de realizar a ação, a comunidade já tem um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas pedindo que a casa seja instalada em outro local. “Todas as pessoas aqui da (rua) Hercílio Luz e das transversais são contra, porque aqui não é o local para isso: tem escola, crianças, comércio”, afirma. 

O protesto reuniu cerca de 25 pessoas, que estenderam uma faixa em uma das janelas da casa e permaneceram no local cerca de uma hora. 
Problemas previstos
Para o comerciante, o perigo no local é iminente, já que a presença de moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade pode aumentar a criminalidade no local. “Vão ficar direto na cerca, querendo pular, e vai dar roubo. Ninguém é contra (a casa), mas aqui eu acho que para Brusque é um lugar muito ruim”, diz Boni. Eles ainda criticam a construção do canil e de um lugar para que as pessoas estacionem carrinhos de trabalho. 
No Cedrinho
Boni afirma que uma solução seria construir a casa longe do Centro, e sugere o bairro Cedrinho como opção. “Lá perto da Usina de Asfalto tem bastante espaço. A prefeitura vai gastar R$ 200 mil aqui no Centro, poderia construir um lugar assim lá, era o ideal”, diz. 
OPINIÃO
> Vote na enquete na página inicial do Município Mais: O que você acha da implantação da Casa de Passagem?


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio